20 de julho, de 2020 | 10:07

Humor, corpo, bicicleta e idosos

Debates transmitidos em meios virtuais apresentam temas essenciais na pandemia

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador atual, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio do Centro de Pesquisa e Formação (CPF), está transmitindo ao vivo debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa.

Sempre às 16h, as conferências acontecem no canal do Sesc São Paulo no YouTube, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Divulgação/ACS SescSP
A jornalista e quadrinista Carol Ito estará no debate de terça-feiraA jornalista e quadrinista Carol Ito estará no debate de terça-feira
Na terça-feira (21), a série terá o debate Humor visual como leitura do contemporâneo, abordando se o humor visual pode tensionar e problematizar imbróglios políticos e desigualdades sociais, ou reforçar preconceitos e estereótipos. Também estará em pauta o humor viral, de veloz repercussão, e se ele pode ser visto como manifestação cultural contemporânea.

Vão participar Carol Ito, jornalista, mestra em Ciência da Informação e quadrinista de publicações como Caros Amigos, Trip e Tpm, e Elias Thomé Saliba, historiador, professor e escritor.

A mediação é de Andrea de Araújo Nogueira, historiadora e gerente do CFP, com apresentação de Sabrina da Paixão, pesquisadora do CFP.

Corpo, gênero e isolamento
Na quarta-feira (22) o tema em debate será Corpo, gênero e isolamento: o que a pandemia escancarou?, sobre como alguns grupos sociais - mulheres, pessoas LGBTQIA+, negros e negras – estão vivenciando o isolamento social, estratégias coletivas e individuais que podem garantir a vida, a saúde e os afetos destes grupos.


Divulgação/ACS SescSP
Rita von Hunty, personal drag do ator e professor Guilherme TerreriRita von Hunty, personal drag do ator e professor Guilherme Terreri
Participam Ariadne Ribeiro, professora e assessora de Apoio Comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV /AIDS, Rita von Hunty, personal drag de Guilherme Terreri, ator, professor e apresentador do programa de TV "Drag Me As A Queen" e do canal Tempero Drag no Youtube, e Semayat Oliveira, jornalista e cofundadora do coletivo jornalístico "Nós, mulheres da periferia".

A psicóloga Emilia Carmineti, da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP, vai apresentar e mediar.

Na quinta-feira (23) o debate será sobre Priorizar a bicicleta: Por que não o fazemos? Virão à tona questões ligadas ao uso da bicicleta no cotidiano das cidades, como os aspectos positivos de sua priorização como política pública de deslocamento e o que tem sido feito no mundo sobre isso.

Também será abordada a letargia do poder público no Brasil e a ainda tímida proatividade da sociedade civil em relação à mobilidade ativa.

Dentre os participantes estarão o médico patologista, professor universitário e pesquisador Paulo Saldiva, e a jornalista e cicloativista à frente do canal de Youtube Bike é Legal, Renata Falzoni.

Na mediação e apresentação estará Júlio César Pereira, assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP.


Divulgação/ACS SescSP
Renata Falzoni, jornalista e cicloativista do Bike é LegalRenata Falzoni, jornalista e cicloativista do Bike é Legal
Mudanças para a 3ª Idade
E na sexta-feira (24) haverá o encontro Revista Viva - Gerontecnologia: contribuições para o envelhecimento e longevidade. Em pauta, a inclusão digital para os idosos, processo cada vez mais necessário, principalmente na situação de distanciamento social em razão da pandemia.

Além de ter ou não acesso a equipamentos eletrônicos, informativos e comunicativos, a discussão abordará a capacidade dos idosos usarem essas tecnologias para se engajarem em práticas sociais significativas e terem discernimento com relação aos sites de notícias falsas.

Estarão presentes Carla da Silva Santana Castro, professora e presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC) e Taiuani Marquine Raymundo, professora e diretora Científica da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec).

A mediação e apresentação é de Alessandra Nascimento, da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP.
Saiba mais em Sesc Digital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário