
17 de julho, de 2020 | 12:17
Cultura se movimenta em Timóteo
Artistas avançam nas solicitações para setor cultural e Lei Aldir Blanc
O Movimento Cultural Timóteo representa mais de 30 artistas da cidade, e conquistou esta semana importantes avanços nas solicitações feitas à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.O coletivo também garantiu o apoio da Câmara na convocação de uma reunião extraordinária para discutir e votar as matérias, que devem chegar à Casa até segunda-feira (20).
Morrison Deolli, Rômulo Amaral, Mari Antonaci, o subsecretário Cláudio Gualberto e Daniela Alves
Divulgação
O diálogo do Movimento Cultural com o poder público visa garantir a participação da classe nas políticas culturais da cidade e contribuir para definir o uso dos recursos da Lei Aldir Blanc. 
A previsão é que, até o início de agosto, o Governo Federal encaminhe a Timóteo um auxílio de cerca de R$ 600 mil, que será destinado ao setor cultural e artistas.
Apoio e colaborações
Na ultima terça-feira (14), o grupo de artistas participou de uma reunião online com o presidente da Câmara Municipal, Diogo Siqueira. O vereador garantiu que, tão logo as matérias cheguem ao Legislativo, ele convocará uma reunião extraordinária para apreciação e votação.
Ainda segundo Diogo Siqueira, em função das dificuldades enfrentadas no município e no país devido à pandemia da Covid-19, ele acredita que os vereadores da Casa também vão apoiar e aprovar as matérias, uma vez que o recurso da Lei Aldir Blanc ajudará a minimizar as dificuldades vividas pelo setor cultural de Timóteo.
Na quarta-feira (15), o grupo voltou a se encontrar com o subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio Gualberto, que apresentou a minuta de criação do Conselho de Políticas Culturas de Timóteo e do Fundo Municipal de Cultura. Os artistas leram o documento e sugeriram alterações.
O Movimento Cultural Timóteo é formado por produtores, artistas de teatro, música, dança, circo, artesanato, capoeira, artes urbanas e plásticas, visuais, audiovisuais, grupos de congado, coletivos e gestores de espaços culturais de Timóteo.
Seu objetivo é fazer a interlocução com o Poder Público em busca de participar e colaborar no planejamento, projetos e fiscalização das iniciativas e recursos voltados para o setor cultural e classe artística do município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]