16 de julho, de 2020 | 20:51

Servidores da Câmara de Ipatinga relatam apreensão após testagem de covid-19

Número de casos positivos gerou insegurança em funcionários, que temem propagação da doença

Câmara de Ipatinga
Testes rápidos foram realizados ao longo de dois dias, na Câmara de IpatingaTestes rápidos foram realizados ao longo de dois dias, na Câmara de Ipatinga

Após a administração municipal testar servidores públicos da Câmara de Ipatinga, na quarta (15) e quinta-feira (16), alguns relatos de apreensão chegaram ao Diário do Aço. Funcionários da Casa Legislativa afirmaram não ter segurança para trabalhar neste cenário, onde, somente no primeiro dia, 26 pessoas foram detectadas com a covid-19. Cerca de 340 servidores, entre terceirizados, comissionados e de carreira, passaram pelo teste rápido para checagem de possível contaminação pelo novo coronavírus.

Um dos servidores informou que o clima no prédio foi de susto e medo. O homem se mostrou apreensivo, sentimento compartilhado por seus colegas, que convivem uns com os outros, diariamente. “Principalmente o pessoal que é lotado em gabinetes dos vereadores. Hoje trabalhamos num revezamento, uma turma trabalha pela manhã e a outra à tarde, e não há tempo suficiente para higienização dos espaços. Além da aferição de temperatura, nos foi fornecido álcool em gel e todos devem usar máscaras. Mas isso não tem sido o suficiente, pelo visto. Antes, um grupo de servidores trabalhava em dias alternados e penso que seria melhor manter dessa forma. Acredito que também não deveria haver atendimento ao público. Não queremos parar o funcionamento do Legislativo, mas exigimos higienização e distanciamento, o que é o mínimo”, destacou um servidor, que preferiu não se identificar.

Lotada em gabinete, outra servidora disse ter medo por estar mais próximo ao período ordinário, com reuniões no plenário. “Claramente não é um local seguro, os próprios vereadores sentam colados e isso é perfeito para a propagação da doença. Já tivemos aqui parlamentar com confirmação de covid e que chegou a participar da ordinária. Dias depois foi para o hospital, já com sintomas. É triste vir para um ambiente inseguro, porque alguns têm filhos em casa, de poucos meses de vida e que estão vulneráveis a tudo, porque nem foram vacinados contra muitas doenças, quem dirá contra essa covid, que nem cura tem”, lamentou.

Prevenção

O Executivo de Ipatinga anunciou que pretende realizar a higienização do prédio do Legislativo. Um ofício foi enviado à Secretaria Geral da Casa, solicitando a liberação para realização do trabalho. Após a liberação, uma data será agendada para execução da sanitização. Em um primeiro momento é feita a lavagem dos locais com o composto químico hipoclorito de sódio (água sanitária). Porém, para o caso específico de desinfecção no combate ao coronavírus, a concentração do produto é superior àquela comumente comercializada no mercado. Em seguida é utilizado o hidróxido de amônia, que tem durabilidade e eficácia de limpeza e desinfecção de até sete dias no ambiente.

O produto utilizado na higienização, capaz de matar vírus e bactérias, inclusive o conoravírus, pode causar danos a vestimentas em caso de contato com o material.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Silveira

17 de julho, 2020 | 15:10

“Uai, esperar o que mais da Câmara de Ipatinga, que fez moção de aplausos ao governo federal a e sua "ótima" politica de enfrentamento à COVID-19...?

E esperar o que mais do presidente do Legislativo de Ipatinga, que quer ser prefeito mas sequer olhou para dentro da Câmara?”

Joanas

17 de julho, 2020 | 12:37

“Muitos veriadores e muitos funcinarios pra que? Se reduzir pela metado e um ganho para os contribuinte .”

Santana

17 de julho, 2020 | 08:58

“Pois é Prefeitura de Ipatinga, fez exame nos servidores da linha de frente de combate ao COVID19, servidores do prédio da administração e da Câmara de vereadores mas nada de fazer testagem nos profissionais da educação.
Será que tem previsão?
Eles estão entregando cestas e atividades tendo contato com muitas pessoas. Desse jeito ficam expostos os alunos, seus responsáveis e o pessoal que trabalha nas escolas e creches.”

Neneco

16 de julho, 2020 | 22:55

“Se este povo ficar todo em casa é perigoso até parar o país. Fazem falta igual dor na coluna.”

Envie seu Comentário