15 de julho, de 2020 | 17:00

Além da Opinião Pública

Wanderson R. Monteiro *

“O homem da democracia, quando quer saber algo, pergunta para a pessoa do seu lado, e o que a maioria disser, ele assume como verdade. Daí que, no lugar do conhecimento, a democracia criou a opinião pública” – Tocqueville.

Diante da incapacidade da grande massa em discernir o certo do errado, a verdade da mentira, gerada por nossa falta de conhecimento e cultura pessoal, muitas vezes aderimos ao que a maioria diz e faz, nos conformando com a correnteza de podridão e corrupção que impera na sociedade como um todo.

Sem um conhecimento que exceda esse comodismo, que exceda essa estrutura cuidadosamente implantada em nossa nação que, com a ajuda da grande mídia, parece buscar cada vez mais a imbecilização do povo brasileiro, não há como nos livrarmos dessas amarras culturais que prendem nossa sociedade, de forma que o conhecimento verdadeiro se torna o nosso único meio de sair dessa caixa na qual fomos colocados. Infelizmente, toda a nossa sociedade tem sido moldada para se conformar com as situações, ideias, ideologias e planos que nosso sistema corrupto vem implantando aos poucos, sem que ela perceba.

Diante dessa padronização de consciências, onde o sistema busca, com a ajuda da mídia, fazer com que todas as pessoas pensem e ajam da mesma forma, segundo aquilo em que foram tão intensamente doutrinadas desde crianças, aqueles que, como no Mito da Caverna de Platão, rompem com essa realidade e tomam conhecimento do mundo real, terão, assim como o personagem do próprio mito, um enorme trabalho para convencer os outros de que a realidade é bem diferente do que aquela em que eles viveram a vida toda e, em nosso caso e contexto, infelizmente, a realidade não é tão bela como no Mito platônico.

O conhecimento, ao nos impulsionar para fora dessa doutrinação e padronização da forma de pensar, nos dá a oportunidade de sermos pensadores independentes, com a capacidade de pensar, criar conceitos, e tomar decisões por conta própria, fazendo com que tenhamos ideias próprias e estruturadas, nos dando uma visão mais ampla do mundo e das diferentes situações que se apresentam diante de nós, tendo consciências e maneiras de pensar que vão além dos padrões da sociedade em geral. O conhecimento se torna então, para aqueles que o detém, a principal âncora que os impede de serem levados na avalanche de mentiras e meia verdades que são propagadas todos os dias nos diferentes meios utilizados para a formação da opinião pública.

* Bacharel em Teologia pelo ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. São Sebastião do Anta (MG). [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário