14 de julho, de 2020 | 13:52

Secretaria de Saúde reforça cuidados com tratamento medicamentoso em Ipatinga

Divulgação
Paciente precisa assinar um termo de consentimento dando ciência de que está recebendo um tratamento que ainda não está completamente elucidado quanto à eficácia em relação à covid-19Paciente precisa assinar um termo de consentimento dando ciência de que está recebendo um tratamento que ainda não está completamente elucidado quanto à eficácia em relação à covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga voltou a reforçar sobre os cuidados no tratamento medicamentoso em pacientes com sintomas da covid-19. Desde o último mês, médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) já são orientados para o tratamento contra a doença, mesmo em casos de pacientes suspeitos.

Os medicamentos só são prescritos por um profissional médico. Caso o paciente aceite o tratamento, ele deverá assinar um termo de consentimento, dando ciência de que está recebendo um tratamento que ainda não está completamente elucidado quanto à eficácia em relação à doença, ressalta a Secretaria.

Liberação dos medicamentos

Os medicamentos são receitados durante uma consulta na Unidade Básica de Saúde, e caso o paciente assine o termo de consentimento, ele deverá se dirigir à Policlínica, no bairro Cidade Nobre, para fazer a retirada dos mesmos. A liberação dos medicamentos é feita após constatar que de fato o paciente passou pelo atendimento médico na Unidade de Saúde, retenção da receita e cópia do Termo de Ciência e Consentimento.

O município reforça que aos profissionais é vedada a prescrição sem avaliação médica, conforme parecer do Conselho Federal de Medicina.

“O que a gente salienta é que a Unidade Básica não fará a troca de receita sem que o paciente passe por uma avaliação médica na unidade. Além disso, estamos redobrando nosso monitoramento durante o uso dos medicamentos. Se uma pessoa sem sintomas consulta no lugar de outra, apenas para conseguir pegar os medicamentos, nós não iremos conseguir fazer o acompanhamento correto e com segurança para o paciente que de fato está suspeito da doença”, explica Érica.

O monitoramento dos pacientes que receberem a prescrição dos medicamentos será feito depois de 24 horas a partir do início do tratamento até o 5° dia, sendo o paciente solicitado a informar qualquer caso de piora dos sintomas ou aparecimento de novos. Conforme a Secretaria de Saúde, o acompanhamento é feito por profissionais da saúde por telefone ou chamada de vídeo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário