Ministério Público Federal aprova medidas de combate à covid em Ipatinga, informa governo

Wôlmer Ezequiel


Notícia de fato apresentada ao MPF acompanhava gestão de enfrentamento ao coronavírus em diversas cidades do Estado, mas, no município, apuração não encontrou irregularidades

Em despacho encaminhado à administração municipal, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou não encontrar nenhuma irregularidade nas medidas de enfrentamento à covid-19 adotadas pelo município de Ipatinga. O organismo também não encontrou qualquer indício de má-gestão da crise pelos hospitais da cidade. A informação foi divulgada pelo governo ipatinguense.

O ofício responde a uma notícia de fato apresentada à instituição, instaurada para acompanhar as medidas adotadas pelos municípios e hospitais com o fim de atender os casos suspeitos de coronavírus. Após suas verificações, o MPF decidiu pelo arquivamento do procedimento.

Entre outras coisas, o MPF analisou o plano de contingenciamento do município; o protocolo de definição de casos suspeitos; a disponibilidade de equipamentos de proteção individual; protocolos para isolamento de pacientes, e a capacitação de profissionais para o enfrentamento da pandemia.

No documento, assinado pelos procuradores Marcelo Freire Lage e Bruno José Silva, ficou claro que o município de Ipatinga age dentro da legalidade e com todos os cuidados devidos no trato com a coisa pública. “Verifica-se que, após investigações desenvolvidas no âmbito do Ministério Público Federal, não há indícios de irregularidades que possam justificar a intervenção do Ministério Público Federal”, esclarece o texto.

Para o secretário de Assuntos Institucionais de Ipatinga, Frederico Feres, a decisão pelo arquivamento do procedimento de investigação demonstra, entre outras coisas, “a seriedade da Administração no enfrentamento da doença. Ipatinga tem sido uma referência no enfrentamento a essa terrível pandemia. Temos tratado de forma responsável todos os recursos destinados ao município. Essa decisão já era esperada, uma vez que não existe qualquer dúvida em relação à correção das medidas adotadas pela Administração”, salientou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Anides Soares Coutinhoah 14 de julho, 2020 | 11:26
Um fala que o covid é catavelho.Pais,mães,avos sao velhos.Torça para não morrerem.Covid é democrático. Leva novo tambem.Boa viagem.
Joseph 13 de julho, 2020 | 18:29
Boa notícia, parabéns Sr. Prefeito e sua equipe, Parabéns também aos profissionais da Saúde. Agora Sr. Prefeito, está na hora de reabrir o nosso Shopping e restaurantes da cidade, senão teremos mais estabelecimentos quebrados.
E a população tem de usar corretamente a máscara. Máscara no queixo não evita contaminação.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO