13 de julho, de 2020 | 14:44

Monólogos levam o teatro à sua casa

Pascoal da Conceição, Renato Borgui e Irene Ravache se apresentam no #EmCasaComSesc

Desde maio, o Sesc São Paulo está promovendo a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, às segundas-feiras, quartas, sextas e domingos, sempre às 21h30.

Lenise Pinheiro/ACS SescSP
Pascoal da Conceição: Tchékhov e Os malefícios do tabacoPascoal da Conceição: Tchékhov e Os malefícios do tabaco
Nesta segunda-feira (13), Pascoal da Conceição apresenta Os Malefícios do Tabaco. Desde 1996 o monólogo já foi apresentado em teatros, ocupações e outros locais, e agora será levado ao formato digital.

Escrito pelo médico, dramaturgo e escritor russo Anton Tchékhov, o espetáculo acompanha a apresentação de uma palestra do personagem N., abordando os prejuízos que o uso e o abuso do tabaco causa à humanidade.

Na quarta-feira (15), dia em que a série Teatro #EmCasaComSesc completa dois meses no ar, Renato Borghi apresentará Meu Ser Ator, para o qual retirou da estante grandes textos que marcaram seus 62 anos de carreira.

Luisa Bonin/ACS SescSP
Renato Borghi vai homenagear autores e colegas de profissãoRenato Borghi vai homenagear autores e colegas de profissão
Como um exercício de memória, ele se transporta para as épocas e ambientes que moldaram alguns dos maiores clássicos do teatro brasileiro. A ideia é reviver solilóquios, diálogos e situações cênicas que fizeram de Borghi o ator que ele é.

Além de resgatar trechos inesquecíveis das obras de Gorki, Brecht, Oswald de Andrade, Shakespeare, Tchekhov e Beckett, Borghi também irá fazer uma homenagem a seus colegas de palco e aos grandes mestres que guiaram sua trajetória, como Eugênio Kusnet e madame Henriette Morineau.

Na sexta-feira (17), a atriz Irene Ravache vai apresentar Alma Despejada, peça que conta a história de Teresa, que depois de morta faz uma última visita à casa onde morou. Mas acontece que o imóvel foi vendido, e sua alma, despejada.

Andreia Machado/ACS SescSP
Morta, personagem de Irene Ravache volta à casa onde viveuMorta, personagem de Irene Ravache volta à casa onde viveu
Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente. No texto especialmente escrito por Andréa Bassitt, a personagem de Ravache transita entre o passado e o presente.

Sempre de maneira poética e bem-humorada, Teresa lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida, como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e sua melhor amiga, Dora. Sob a direção de Elias Andreato, o espetáculo estreou em São Paulo em setembro de 2019.

Cena Inquieta
Além das lives no YouTube, o SescTV vai lançar em 23 de julho uma série de documentários dedicados ao teatro: Cena Inquieta, com curadoria de Silvana Garcia e direção de Toni Venturi.

A série é uma abrangente cartografia sobre a nova geração do teatro de grupo produzido no Brasil. Composta por 26 documentários de 55 minutos cada, o trabalho mapeou os mais importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

São 48 companhias estáveis de teatro e mais 10 artistas solos que criam trabalhos relevantes de experimentação de linguagem nos eixos do teatro negro, político e de gênero.

Cada episódio apresenta dois grupos teatrais, e alguns programas exibem também espetáculos solos de artistas que marcaram a cena nacional na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) comenta e contextualiza a cena ou proposta exibida.

O primeiro documentário, que será exibido no dia 23 às 23h, investiga as formações, conceitos e trajetórias do Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia. de Arte Negra.

A programação faz parte do projeto #Do13ao20 - (Re)Existência do Povo Negro, que propõe diálogos sobre a condição social da população negra e objetiva reiterar os valores institucionais, bem como o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.

Para sintonizar o SescTV: Canal 128 da Oi TV ou consulte sua operadora. Assista também online em sesctv.org.br/aovivo. Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv E no facebook: https: facebook.com/sesctv.

Agenda Teatro #EmCasaComSesc:
Segunda-feira (13) - Pascoal da Conceição em Os Malefícios do Tabaco
Quarta-feira (15) - Renato Borghi em Meu Ser Ator
Sexta-feira (17) - Irene Ravache em Alma Despejada
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário