Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de julho, de 2020 | 11:50

Cemig automatiza o sistema elétrico em cidades do Leste de Minas

Divulgação
Empresa está investindo na instalação de um sistema de redes em pontos estratégicos de 93 cidades na regiãoEmpresa está investindo na instalação de um sistema de redes em pontos estratégicos de 93 cidades na região

A Cemig informa que está automatizando o sistema elétrico do Leste de Minas com a instalação de 365 religadores e outros equipamentos na rede elétrica de 93 municípios dos vales do Aço, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e região do Médio Piracicaba. As melhorias representam R$ 9,5 milhões em investimentos e serão concluídas ainda em 2020.

“Os religadores são equipamentos que garantem a continuidade do fornecimento de energia e atuam religando o sistema elétrico automaticamente. Assim, quando há interrupção de energia, seja por um objeto ou uma árvore que cai sobre a rede elétrica, por exemplo, o sistema já identifica a falha, isola a área danificada e normaliza o abastecimento de energia para os clientes no menor tempo possível”, explica Carlos Augusto Valentim, gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Cemig.

Os religadores são instalados nas redes elétricas urbanas e rurais. Nos centros urbanos a instalação busca atender áreas com grande concentração populacional e de manutenção da vida, como hospitais, e assim garantir a continuidade do abastecimento para o maior número de clientes em caso de perturbação transitória na rede elétrica. Em áreas rurais, em que os circuitos são longos e atendem a clientes muitas vezes dispersos, a instalação de religadores agiliza o restabelecimento a esses clientes, detalha a Cemig.

Ao se depararem com algum defeito, como sobrecarga por curto circuito, os religadores automáticos realizam vários ciclos de aberturas e fechamentos até a cessação do problema, ou seja, até a normalidade da corrente. Outro caso refere-se ao defeito permanente, desse modo, os religadores automáticos ficam ativados para proteção do circuito elétrico, até a normalização do sistema e religação manual.

Visto que a maioria dos problemas de alimentação é passageira e pode ser provocada por ventanias, raios ou materiais externos, os religadores automáticos atuam, na maioria das vezes, de forma temporária até a resolução da situação que gerou a inconformidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário