Cemig automatiza o sistema elétrico em cidades do Leste de Minas

Divulgação


Empresa está investindo na instalação de um sistema de redes em pontos estratégicos de 93 cidades na região

A Cemig informa que está automatizando o sistema elétrico do Leste de Minas com a instalação de 365 religadores e outros equipamentos na rede elétrica de 93 municípios dos vales do Aço, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e região do Médio Piracicaba. As melhorias representam R$ 9,5 milhões em investimentos e serão concluídas ainda em 2020.

“Os religadores são equipamentos que garantem a continuidade do fornecimento de energia e atuam religando o sistema elétrico automaticamente. Assim, quando há interrupção de energia, seja por um objeto ou uma árvore que cai sobre a rede elétrica, por exemplo, o sistema já identifica a falha, isola a área danificada e normaliza o abastecimento de energia para os clientes no menor tempo possível”, explica Carlos Augusto Valentim, gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Cemig.

Os religadores são instalados nas redes elétricas urbanas e rurais. Nos centros urbanos a instalação busca atender áreas com grande concentração populacional e de manutenção da vida, como hospitais, e assim garantir a continuidade do abastecimento para o maior número de clientes em caso de perturbação transitória na rede elétrica. Em áreas rurais, em que os circuitos são longos e atendem a clientes muitas vezes dispersos, a instalação de religadores agiliza o restabelecimento a esses clientes, detalha a Cemig.

Ao se depararem com algum defeito, como sobrecarga por curto circuito, os religadores automáticos realizam vários ciclos de aberturas e fechamentos até a cessação do problema, ou seja, até a normalidade da corrente. Outro caso refere-se ao defeito permanente, desse modo, os religadores automáticos ficam ativados para proteção do circuito elétrico, até a normalização do sistema e religação manual.

Visto que a maioria dos problemas de alimentação é passageira e pode ser provocada por ventanias, raios ou materiais externos, os religadores automáticos atuam, na maioria das vezes, de forma temporária até a resolução da situação que gerou a inconformidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO