13 de julho, de 2020 | 11:11

Arte indígena, ECA, carreiras e ciganos

De terça-feira a sábado, temas empolgantes na série Ideias #EmCasaComSesc

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador atual, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio do Centro de Pesquisa e Formação (CPF), promove a transmissão ao vivo de debates sobre questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa.

As conferências são às partir das 16h, no canal do YouTube do SescSP, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Divulgação
Gustavo Caboco, artista da etnia wapichana, estará no debate desta terçaGustavo Caboco, artista da etnia wapichana, estará no debate desta terça
Nesta terça-feira (14), Das entidades virtualizadas: Uma conversa sobre Arte indígena Contemporânea traz o escritor e artista visual indígena Jaider Esbell, Naine Terena, multiartista indígena e doutora em educação, e Gustavo Caboco, artista visual indígena da etnia Wapichana, falando sobre a arte indígena contemporânea. A apresentação será de Sabrina da Paixão, pesquisadora do CPF.

Na quarta-feira (15) o tema será os 30 anos do ECA - perspectivas para as infâncias e adolescências e como os direitos das crianças e adolescentes são abordados em tempos de isolamento social.

Vão participar Benedito Rodrigues dos Santos, antropólogo e um dos redatores do ECA, Ana Cristina Juvenal da Cruz, professora da Universidade Federal de São Carlos (SP), Guilherme Perissé, fundador do coletivo Advogados Ativistas, defensor dos Direitos Humanos e de crianças e adolescentes, e Lucineia Rosa dos Santos, doutora em Direitos Humanos pela PUC-SP.

A mediação será de Ana Cristina de Souza, pedagoga e assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP, e a apresentação de Sabrina da Paixão.

Divulgação
O músico João Suplicy será um dos debatedores do tema carreiras musicaisO músico João Suplicy será um dos debatedores do tema carreiras musicais
A conversa de quinta-feira (16) trará o tema A Internacionalização de Carreiras Musicais, com dicas na área de gestão de carreira, estratégias para a cadeia produtiva e locais de música ao vivo, feiras de negócios, as políticas públicas e manuais de exportação e como ocorre a remuneração da música em ambiente digital a partir de royalties de direitos autorais.

Os convidados são João Suplicy, artista que transita com naturalidade por diversos gêneros musicais, Dani Ribas, doutora em Sociologia pela Unicamp e diretora de Pesquisa do DATA SIM e da Sonar Cultural Consultoria, com mediação e apresentação de Danilo Cymrot, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Cosmologias Negro-africanas e valores civilizatórios será o tema de sexta-feira (17), abordando a existência nas cosmologias negro africanas, os diálogos do ser humano com seu ambiente e as múltiplas possibilidades de vida, do cuidar de si, do outro e da natureza na promoção de saúde.

Participam Egbonmy Conceição Reis de Ógùn, coordenadora estadual do Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira, Helena Theodoro Lopes, doutora em filosofia e especialista em Cultura Negra e Carnaval, e Tiganá Santana Neves Santos, filósofo, cantor, compositor, instrumentista e doutor em filosofia (USP). O debate terá a apresentação e mediação de Hugo Cabral Carneiro, animador cultural do Sesc Pompeia.

Divulgação
A pandemia e a vulnerabilidade dos povos ciganos será tema de debateA pandemia e a vulnerabilidade dos povos ciganos será tema de debate
Fechando a semana, no sábado (18) haverá o debate Os ciganos no contexto da pandemia: vulnerabilidades e invisibilidades, o recrudescimento do anticiganismo, os múltiplos impactos da pandemia do novo coronavírus sobre as populações ciganas itinerantes e possíveis caminhos para ação coletiva.

Os debatedores serão Aluízio de Azevedo Silva Júnior, cigano calon, jornalista, doutor em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Ricardo Marcelo Luiz (Marcelo Cigano), acordeonista autodidata de origem romani, e Jucelho Dantas da Cruz, cigano calon, doutor em Ciências Biológicas pela Unesp. O encontro terá apresentação e mediação de Marcos Toyansk, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário