07 de julho, de 2020 | 17:15

Campeonato Mineiro será retomado dia 26 de julho

Mata-mata será disputado em jogos de ida e volta

Divulgação FMF
A data das finais será definida em nova reunião entre federação e clubes finalistasA data das finais será definida em nova reunião entre federação e clubes finalistas

Com o aval prévio do Governo de Minas Gerais, a Federação Mineira de Futebol (FMF) e os 12 clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Estadual decidiram, em reunião on-line na tarde desta terça-feira (7), retomar o certame no dia 26 de julho. A competição vai voltar de onde parou, na décima rodada; além disso, o mata-mata será disputado em partidas de ida e volta, e não em jogos únicos como havia sido pensado pela federação anteriormente, para reduzir o calendário.

O Campeonato Mineiro foi paralisado no dia 15 de março, em função da pandemia da covid-19. A ideia de retomar o certame no dia 26 de julho já havia sido apresentada ao Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG), que rejeitou a proposta no fim de junho, alegando que não havia protocolo ideal.

Agora, a FMF afirma que o Estadual será reiniciado no dia 26 e que há um ok prévio do governo. Isso porque a federação se reuniu com representantes do Executivo mineiro na segunda-feira (6), quando teria sido dado o aval para a retomada.

Com isso, a 10ª rodada será disputada no dia 26; a 11º e última rodada da fase de classificação será no dia 29; o jogo de ida da semifinal será no dia 2 de agosto; a volta da semifinal será no dia 5 do próximo mês. Os times jogarão em suas respectivas cidades. Se a prefeitura local vetar a partida (por causa da pandemia da covid-19), a FMF indicará o local da partida.

Após definição dos dois finalistas, estes times vão voltar a se reunir com a FMF no dia 6 de agosto, para definição das datas dos dois jogos que vão definir quem fica com o troféu do Campeonato Mineiro.

Com a conclusão do certame no início do próximo mês, os times mineiros não terão que disputar o Estadual e o Brasileirão em paralelo. O campeonato nacional começará no dia 9 de agosto (Série A) e 8 de agosto (Série B).

O América é o atual líder do certame com 21 pontos, seguido por Tombense com 20 pontos, Atlético em terceiro com 18 pontos e a Caldense fecha o G4 com 17 pontos. O Cruzeiro está em quinto lugar na tabela, com 14 pontos somados.

Módulo B ainda sem definição

No encontro desta terça-feira, que contou apenas com a participação dos representantes dos clubes da elite, não houve menção à retomada do Módulo B do Campeonato Mineiro. Com isso, a sequência da segunda divisão mineira segue indefinida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário