08 de julho, de 2020 | 09:00

Orientação profissional gratuita é oferecida por psicóloga de Ipatinga

Álbum pessoal
Pollyanne Hemétrio informou que as inscrições para a orientação profissional vão até o dia 15 deste mêsPollyanne Hemétrio informou que as inscrições para a orientação profissional vão até o dia 15 deste mês

Para ajudar aqueles que têm dúvidas sobre qual curso ou profissão escolher, serão realizados quatro encontros gratuitos de orientação profissional, por meio da internet, com alunos do ensino médio da rede pública. Esse projeto, que tem previsão de iniciar no dia 17 deste mês, é uma iniciativa da psicóloga clínica Pollyanne Hemétrio, que atua em Ipatinga.

Em entrevista ao Diário do Aço, a psicóloga explicou como surgiu a ideia de oferecer orientação profissional gratuita para os alunos que têm dúvida sobre a escolha profissional. “Eu trabalho com a orientação profissional há mais de 10 anos e acompanho junto aos estudantes sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que criam muita expectativa em torno dessa prova. E esse ano eu tenho percebido uma angústia muito grande por parte dos alunos de escola pública, pela falta de preparo que as aulas remotas do Estado vêm proporcionando, e isso gera mais ansiedade em relação ao Enem, o que acaba influenciando na escolha da profissão”, afirmou.

Pollyanne Hemétrio acrescentou que a falta de definição de uma data para o Enem deixa os alunos ainda mais em estado de alerta, já que não sabem o que irá acontecer e se sentem ainda mais despreparados para a escolha da profissão. “Diante disso, comecei a pensar em como ajudar os alunos da rede pública, já que muitos não têm recursos financeiros para bancar uma orientação profissional, diferente dos alunos da escola particular. A partir daí, tive a ideia de oferecer quatro encontros virtuais para nortear os alunos e mostrar quais critérios eles precisam ter para fazer uma escolha de profissão consciente”, detalhou.

Encontros

Conforme a psicóloga ipatinguense, a orientação profissional ocorrerá durante quatro encontros virtuais, por meio de grupos, e as inscrições estão abertas até o dia 15 deste mês, próxima quarta-feira. “Já tem mais de 30 inscritos, o que já viabiliza o projeto. Vamos fazer as reuniões pelo Google Classroom. Para isso, os estudantes interessados em participar precisam entrar em contato comigo pelo meu Instagram @psicologa_pollyannehemetrio. Após o contato, irei enviar uma ficha de inscrição para o aluno e já pedir para ele baixar o aplicativo do Google”, contou.

Pilares

Nos encontros de orientação profissional serão trabalhados três pilares com os alunos. “O primeiro é o autoconhecimento, que é importante para eles se conhecerem, saberem qual estilo de vida querem ter. O segundo pilar vai focar na influência, ou seja, entender como somos influenciados pela sociedade a escolher determinado tipo de profissão. Muitas vezes vemos um engenheiro ou advogado de sucesso, mas não sabemos o que ele vive por trás desse sucesso. E o terceiro pilar será o conhecimento das profissões do mercado de trabalho. Portanto, o meu objetivo nesses quatro encontros é promover uma reflexão sobre esses três eixos da orientação profissional”, disse a psicóloga.

Importância

Na avaliação de Pollyanne, a orientação profissional é fundamental para os adolescentes, já que muitos não estão acostumados a fazer escolhas. “Costumo dizer que o adolescente sempre tem alguém para ajudá-lo ou apoiá-lo em suas escolhas, ou até mesmo para escolher por eles. Quando chega o momento da escolha profissional, ele não tem critérios e não sabe por onde começar. E o principal objetivo desse projeto é fazer com que eles não deixem de fazer faculdade por não saberem qual profissão que querem ou então que abandonem seu curso por falta de identificação. Portanto, eu acredito que por meio da orientação profissional é possível encontrar sua profissão e ser feliz”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário