07 de julho, de 2020 | 15:00

Usiminas vai revitalizar cinturão verde em Ipatinga

Divulgação
A empresa planeja plantar cerca de 400 novas árvores em pontos estratégicos ao redor da UsinaA empresa planeja plantar cerca de 400 novas árvores em pontos estratégicos ao redor da Usina

A Usiminas informa que inicia nesta semana uma nova etapa no processo de revitalização do cinturão verde da Usina de Ipatinga. Nessa fase, estão sendo plantadas novas árvores já adultas, com altura entre quatro e cinco metros. As plantas foram adquiridas pela empresa junto a produtores especializados e, diferente das mudas, já auxiliam na proteção contra a dispersão de emissões atmosféricas e ruídos, pouco tempo depois de plantadas.

No total, a empresa planeja plantar cerca de 400 novas árvores em pontos estratégicos ao redor da Usina. Para permitir que as plantas se adaptem ao novo local do plantio, elas são preparadas previamente e a maior parte das folhas e pequenos galhos são retirados. “Isso é necessário para que a planta possa concentrar os nutrientes no processo de enraizamento no solo. Depois que a árvore se fixa com segurança, ela começa a renovar os galhos e folhas e uma nova copa se forma”, explica Julimar Cosme Silva, gerente responsável pelo processo na Usiminas.

O gerente destaca, ainda, que, apesar de já serem considerados adultas, as novas árvores plantadas devem crescer ainda mais, podendo até ultrapassar os 10 metros de altura. O tamanho definitivo de cada uma é definido no planejamento do manejo do cinturão para que cada árvore fique no tamanho ideal para compor a barreira de proteção. Esse processo leva cerca de dois anos, cinco a menos que o necessário para uma muda jovem chegar ao mesmo patamar.

O cinturão verde da Usina de Ipatinga começou a ser plantado ainda nos primeiros anos de construção e operação da planta. Atualmente, ele ocupa uma área de 377 hectares, contribuindo para a arborização urbana e para o conforto visual e térmico da cidade de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tatu

09 de julho, 2020 | 08:49

“Felipe, é preciso entender mais os objetivos. Cada árvore tem sua função. Árvores frutíferas são ótimas, mas atrás dos frutos vem os acidentes, os insetos e a contaminação. O propósito do plantio está no primeiro parágrafo da matéria.”

Jones

07 de julho, 2020 | 21:03

“As exigências ambientais eram mínimas e o progresso era simbolizado pela fumaça das chaminés dispersada pela produção de baixa escala das primeiras indústrias, que surgiram quando a população era pouco concentrada.
Por volta dos anos 70, as mudanças começaram a ocorrer a partir do agravamento dos problemas ambientais.
As empresas deixaram de ser vistas apenas como instituições com responsabilidades para resolver os problemas meramente econômicos ? o que produzir, como produzir e para quem produzir ? e passaram a ser cobradas nas questões de caráter social, político e ambiental, tais como: controle da poluição, segurança e qualidade de produtos, assistência social, defesa de grupos minoritários, etc.
No Vale do Aço, não podemos ignorar a acentuada poluição e reconhecer que a Usiminas emite sinais concretos para cuidar da conservação do meio ambiente na sua área de influência, inspirada nos ensinamentos da milenar Cultura Japonesa, cujos valores foram fundamentais para a criação do gigante siderúrgico nacional.
Referência:
O Meio Ambiente e o Setor Industrial - Desafio para o Desenvolvimento Sustentável
Francicleide Palhano de Oliveira”

Leoncio Simoes

07 de julho, 2020 | 18:00

“Felipe parabens por seu comentario”

Felipe Lima Pinheiro Ferreira

07 de julho, 2020 | 15:39

“BOA INICIATIVA USIMINAS MAIS VÊ SE PLANTAM DESSA VEZ ARVORES FRUTIFERAS, E ARVORES QUE PRODUZAM FLORES E NAO ESSAS ARVORES DOIDAS QUE CRESCEM MAIS DE 30 METROS CEIAS DE GALHOS QUE SO DAO PREJUIZO EM TEMPOS DE CHUVAS PLANTES ARVORES FRUTIFERAS QUE JA AJUDA A POPULAÇÃO A PESDOAS DE RUA COM SEUS FRUTOS ARVORES QUE DEEM MUITAS FLORES QUE JA EMBELEZAM MAIS O LOCAL E PRODUZ UM BOM PERFUME COM SUAS FLORES E ATRAEM ABELHAS QUE LEVARAO ESSAS PLANTAS HA OUTROS LUGARES COM SEU POLEM, AO REDOR DA INDUSTRIA TEM ARVORES COM QUASE 50 METROS DE ALTURA PRA QUE ISSO? NAO DA UM FRUTO SE QUER SO TEM ALTURA SE DA UMA TEMPESDADE E UMA DESSAS CAEM OLHA O PREJUIZO AI. NAO ADIANTA SO TER A INICIATIVA BOA E NAO FAZER O CERTO PLANTAR QUALQUER PLANTA SO PRA BATER META NAO DA CERTO, PLANTEM ARVOES QUE REALMENTE TENHAM MUITOS USOS E NAO SO FICAR LA PARADAS A VIDA TODA SEM MAIS ULTILIDADES.”

Envie seu Comentário