
06 de julho, de 2020 | 16:05
Secretaria de Saúde acompanha cuidados adotados pela Casa da Esperança durante pandemia
Divulgação
Secretária da pasta em Ipatinga, Érica Dias, visitou instituição em companhia da infectologista Carmelinda Lobato

A secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, acompanhada da infectologista Carmelinda Lobato e outros técnicos da repartição, realizou nesta segunda-feira (6) uma visita à entidade assistencial Casa da Esperança. A instituição de acolhimento, com cerca de 120 internos, é responsável por um trabalho social envolvendo pessoas com deficiência. O objetivo da ação foi acompanhar as medidas de prevenção e cuidados adotados no local em relação à covid-19, informou a administração municipal.
Na casa, foram registrados casos positivos de contágio por covid-19 entre internos e funcionários. Nós percebemos que todas as medidas sanitárias e de isolamento de casos positivos estão sendo tomadas, mostrando um comprometimento da Casa com as regras e com seus internos e funcionários. Continuamos realizando testes para detecção da doença. Desta forma, estamos antecipando os cuidados e evitando o agravamento desses pacientes”, explicou Érica.
Carmelinda Lobato, infectologista do município, comentou que foram repassadas à entidade várias recomendações em relação ao surto de casos.
A partir do momento em que notificamos mais de um caso na instituição, nós tratamos como um surto. Aqui, percebemos que os protocolos estão sendo cumpridos, inclusive com a criação de uma ala apenas para os casos positivos. Esse acompanhamento é uma forma de garantir apoio assistencial para a entidade. Embora exista casos positivos, a boa notícia é que a entidade ainda não conta com nenhum registro de agravamento”, pontua.
Fake News
Nos últimos dias, uma notícia falsa (Fake) News envolvendo a instituição circulou nas mídias sociais, lembrou o governo. Segundo as publicações, a direção da Casa estaria duvidando dos resultados de testes aplicados pelo município e que estes seriam uma forma de inflar” os casos positivados da instituição.
A falsa notícia foi desmentida pela própria fundadora da Casa, Maria Lúcia Valadão, conhecida como Tia Lúcia. É lamentável que pessoas usem nosso nome para espalhar notícias falsas. Pessoas, inclusive, que nem conhecem a instituição. Sabemos que em todo mundo existe a possibilidade de erros com os testes. Eu, como enfermeira, tenho total consciência disso. Entretanto, falar que estamos duvidando dos resultados é uma mentira. Estamos recebendo todo o acompanhamento e apoio da Secretaria de Saúde. Qualquer afirmação em outro sentido é falsa”, assegurou.”, esclareceu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]