06 de julho, de 2020 | 15:44

Chorinho, Bahia, samba e vanguarda paulista

O que é que o Música #EmCasaComSesc preparou para o público esta semana

Stela Handa/Divulgação/ACS SescSP
O duo Roberta Valente (pandeiro) e Alexandre Ribeiro (clarinete)O duo Roberta Valente (pandeiro) e Alexandre Ribeiro (clarinete)
A série Música #EmCasaComSesc tem novas atrações, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. Segunda-feira é o dia dedicado à música instrumental, e hoje (6), o duo Roberta Valente (pandeiro) e Alexandre Ribeiro (clarinete) vai tocar chorinho e samba.

O repertório reúne obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Paulo Moura, João Donato e outros grandes compositores, e canções autorais do próprio Alexandre Ribeiro. Clássicos brasileiros como "Rosa", "Cheguei", "Pelo Avesso" e "Ao Velho Pedro" são algumas das músicas do repertório.

Produtora e pesquisadora de música popular brasileira, Roberta integra grupos paulistanos como Chorando as Pitangas, Ó do Borogodó e o projeto Panorama do Choro, que acaba de lançar um registro audiovisual pelo Selo Sesc disponível gratuitamente na plataforma Sesc Digital.

Armando Paiva/Divulgação/ACS SescSP
Danilo Caymmy: sucessos da carreira e clássicos baianosDanilo Caymmy: sucessos da carreira e clássicos baianos
Herdeiro de grandes nomes do clarinete, como Severino Araújo, K-Ximbinho, Luiz Americano, Abel Ferreira, Nailor Azevedo e Paulo Moura, Alexandre Ribeiro se destaca pela técnica e interpretação primorosa ao instrumento.

Na terça-feira (7), o cantor e compositor Danilo Caymmi fará sua primeira transmissão solo pela internet. O show terá participação do maestro João Egashira, intercalando músicas que marcaram sua carreira, histórias e curiosidades desta trajetória de sucesso, iniciada ainda na juventude.

Os parceiros de trabalho, os tempos áureos de composição com o pai, Dorival Caymmi, os anos com Tom Jobim e a época dos festivais serão lembrados na apresentação. No repertório estão "Nada a perder", "Andança", "O bem e o mal", "Vatapá" e outras canções. E "O que é que a baiana tem?", claro, que não poderia ficar de fora.

Marina Decourt/Divulgação/ACS SescSP
Fabiana Cozza vai mostras músicas do seu novo discoFabiana Cozza vai mostras músicas do seu novo disco
Na quarta (8) será dia de curtir o som de Fabiana Cozza, que irá antecipar algumas canções do novo disco, previsto para setembro, cujo espetáculo, ainda em processo de produção, terá direção musical e participação de Fi Maróstica. Canções do universo do sagrado na cultura afro-ameríndia brasileira completam o repertório.

A paulistana, tida pela crítica e público com uma das grandes intérpretes da música brasileira contemporânea, vencedora de duas edições do Prêmio da Música Brasileira, como "Melhor cantora de samba" e "Melhor álbum de língua estrangeira", já soma oito discos e três DVDs lançados.

Gal Oppido/Divulgação/ACS SescSP
Arrigo Barnabé: Clara Crocodilo e a vanguarda paulistanaArrigo Barnabé: Clara Crocodilo e a vanguarda paulistana
Na quinta-feira (9) veremos a peculiaridade artística do músico, ator e apresentador Arrigo Barnabé, em show com peças de Clara Crocodilo, LP que marcou o início da chamada Vanguarda Paulistana e que em 2020 completa 40 anos de lançamento.

Arrigo também selecionou algumas canções com letra de Luiz Tatit e Roberto Riberti; as valsas "Cidade Oculta", parceria com Eduardo Gudin e Roberto Riberti; "Londrina", de Tetê Espíndola; e "Sinhazinha em chamas", de sua autoria. O público também ouvirá uma seleção de Tubarões Voadores, seu segundo LP, e "Canção dos Vagalumes" e "Canção do Astronauta Perdido".

Marina Campos/Divulgação/ACS SescSP
Roberta Campos vai fazer um show ao estilo voz e violãoRoberta Campos vai fazer um show ao estilo voz e violão
E na sexta-feira (10), Roberta Campos, em show voz e violão, apresentará seus grandes sucessos autorais, como "De Janeiro a Janeiro", “Abrigo” e "Minha Felicidade", bem como releituras consagradas em sua voz, como "Casinha Branca" (Gilson e Joran) e "Quem Sabe Isso quer Dizer Amor" (Lô Borges e Márcio Borges).

Seus últimos lançamentos também estão no repertório, como a releitura de "Último Romance" (Rodrigo Amarante), "Fique na Minha Vida", música de sua autoria gravada com Vitor Kley, e "Vem me Buscar", outra autoral que, na gravação original, ganhou contornos dos tambores do Olodum.

AGENDA:
Música no #EmCasaComSesc
6 a 12 de julho de 2020 - 19h
6/7, segunda-feira: Roberta Valente e Alexandre Ribeiro
7/7, terça-feira: Danilo Caymmi. Participação: Maestro João Egashira
8/7, quarta-feira: Fabiana Cozza. Participação: Fi Maróstica
9/7, quinta-feira: Arrigo Barnabé
10/7, sexta-feira: Roberta Campos
Saiba mais em sescsp.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário