Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de julho, de 2020 | 09:33

Ondina, Pitangas, Teuda e Cobra

Quando o bom teatro diverte e ensina utilizando os meios virtuais

Nomes importantes do teatro brasileiro já passaram pela série Teatro #EmCasaComSesc. Há pouco mais de um mês, o Sesc São Paulo promove a transmissão deo diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, às 21h30.

Klaus Mitteldorf/Divulgação/ACS SescSP
Ondina Clais dá vida a Katierina Ivânovna, personagem de DostoiévskiOndina Clais dá vida a Katierina Ivânovna, personagem de Dostoiévski
Nesta segunda-feira (6), Ondina Clais encena Klaus Mitteldorf, de Daniil Guink, a partir do romance de Dostoiévski. Katierina é uma das personagens de "Crime e Castigo", obra de Dostoiévski. Nascida em família abastada, ela se recusa a aceitar um casamento arranjado e foge de casa com o homem que ama, um oficial de infantaria.

Depois da morte do primeiro marido, abandonada pela família, exaurida pela tuberculose e a miséria, para sobreviver e cuidar dos três filhos, Katierina casa com o funcionário público Semión Marmeládov, pai de Sonia.

A peça começa após o enterro do segundo marido, momentos antes do almoço fúnebre em sua memória, tradicional entre os russos que Katierina insiste em realizar, gastando o pouco dinheiro que tem. A direção é de Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez, e a classificação indicativa é de 14 anos.

Leto Carvalho/Divulgação/ACS SescSP
Camila, Antônio e Rocco: os Pitanga interagem de várias formasCamila, Antônio e Rocco: os Pitanga interagem de várias formas
Na quarta-feira (8), Antônio e Rocco Pitanga (pai e filho) vão trazer o espetáculo Embarque Imediato, que fala do encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro, metaforizando o encontro entre a "África e a sua diáspora".

Com texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação e encenação de Márcio Meirelles, a montagem celebra os 80 anos de Antônio Pitanga, artista de cinema, teatro e TV e uma importante voz na defesa dos direitos de negros e negras no país.

A peça terá a presença virtual da atriz Camila Pitanga, também filha de Antônio, que dá voz aos textos em off da montagem e faz aparições em vídeo.

Admar Fernandes/Divulgação/ACS SescSP
Admar Fernandes e Teuda Bara: filho e mãe em isolamentoAdmar Fernandes e Teuda Bara: filho e mãe em isolamento
Atriz icônica do teatro brasileiro e uma das fundadoras do Grupo Galpão, Teuda Bara já encenou em ruas, praças, pátios de escola e até na quadra de uma instituição presidiária. Confinada, ela vai compartilhar memórias e revisitar espetáculos no inédito Queria Teatro, na sexta-feira (10).

Com participação de Admar Fernandes (seu filho, em isolamento com a mãe), Queria Teatro é dedicado aos colegas de profissão, uma performance original, poética e bem-humorada, que provoca reflexões sobre o fazer teatral.

Com dramaturgia de João Santos, a apresentação reúne trechos de espetáculos anteriores da atriz, como os recentes Doida e Luta, além de citações de autores clássicos e contemporâneos e canções.

Adeloya Magnoni/Divulgação/ACS SescSP
Hilton Cobra: uma imaginária autópsia na cabeça de Lima BarretoHilton Cobra: uma imaginária autópsia na cabeça de Lima Barreto
E no domingo (12), Hilton Cobra apresentará o monólogo Traga-me a Cabeça de Lima Barreto, escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz para comemorar os 40 anos de carreira do ator e com direção de Onissajé (Fernanda Júlia),

A peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de 1930, que iria esclarecer "como um cérebro tido como inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?". A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e genialidade de Lima Barreto.

AGENDA:
Teatro #EmCasaComSesc - 21h30
6/7, segunda: Ondina Clais em Katierina Ivânovna
(Classificação Indicativa: 14 anos)
8/7, quarta: Antonio e Rocco Pitanga em Embarque Imediato
(Classificação Indicativa: 14 anos)
10/7, sexta: Teuda Bara em Queria Teatro
(Classificação Indicativa: 12 anos)
12/7, domingo: Hilton Cobra em Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!
(Classificação Indicativa: 14 anos)
Saiba mais em sescsp.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário