05 de julho, de 2020 | 09:34

Ipatinga tem arraial itinerante

Circuito Comunidade promove eventos especiais em julho pelas ruas da cidade

Ao longo deste mês, um "mini trio elétrico" vai passar por alguns bairros de Ipatinga com atrações musicais inspiradas nas festas típicas do interior de Minas Gerais.

Divulgação/ACS CCU
Mestre Geleia será responsável pela percussão no mini trio elétricoMestre Geleia será responsável pela percussão no mini trio elétrico
Depois de levar música instrumental, ao longo de maio (o projeto teve início no Dia das Mâes), contação de histórias e troca solidária de alimentos por mudas, em junho, o Circuito Comunidade organizou uma programação especial dedicada às tradicionais festas juninas e julinas.

No mês de julho, o Instituto Usiminas transfere o tradicional arraial realizado no Centro Cultural Usiminas para as ruas de Ipatinga, de maneira itinerante, com o Circuito Comunidade, todos os domingos.

Até o fim do mês, o carro de som adaptado para a iniciativa vai percorrer alguns bairros de Ipatinga com atrações musicais dedicadas aos repertórios típicos de arraiais.

O Circuito Comunidade integra o programa Em Casa com o Instituto Usiminas, que é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Neste domingo (5), até as 12h30, o Circuito vai passar pelos bairros Jardim Panorama e Caçula, levando como atração Douglas Netto (sanfona e voz) e Geleia (percussão), que vão convidar a comunidade a arrastar o pé com canções de xote.

Divulgação/ACS CCU
O multiinstrumentista Douglas Netto toca sanfona e canta para o povoO multiinstrumentista Douglas Netto toca sanfona e canta para o povo
E mesmo quem mora em outros bairros vai poder aproveitar e acompanhar a programação por meio das redes sociais do Instituto (@institutousiminas | facebook/institutousiminas), com postagens e transmissão ao vivo.

Desde maio, o Circuito Comunidade já percorreu 25 bairros de Ipatinga levando cultura no período de afastamento social em prevenção ao Covid-19. A ação seguirá até o fim do ano com uma programação diversificada.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o Circuito Comunidade é uma forma da Usiminas e do Instituto Usiminas marcarem presença nas comunidades de Ipatinga.

“A adesão tem sido muito boa, e esperamos que o público receba em casa essa alegria em forma de música, levada pela nova programação”, frisa Penélope Portugal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário