05 de julho, de 2020 | 09:03

Teatro virtual ao vivo em Ipatinga

Othon Valgas e Santinhas vão mostrar trabalhos em plataformas online

Othon Valgas e a equipe Santinhas do Pau Oco se preparavam para uma das sessões do espetáculo Nunca Fui Santa, em março, quando, horas antes do público chegar, foram surpreendidos com a notícia de que teatros e outros espaços culturais seriam paralisados.

Divulgação
No palco, Othon Valgas e Marcelo Vieira divertem e se divertemNo palco, Othon Valgas e Marcelo Vieira divertem e se divertem
Seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do governo, sessões foram canceladas, os teatros desceram as cortinas e se fecharam para o público, e assim continuam. A pandemia do coronavírus obrigou o setor do entretenimento a paralisar suas atividades até um futuro que esperamos seja próximo.

Em busca de uma alternativa artística e econômica, profissionais do teatro e de outros setores se mobilizam em busca de ideias para superar o período de isolamento, transmitindo shows e espetáculos online.

Novos projetos inspirados na quarentena da era do coronavírus a espetáculos já conhecidos estão sendo transmitidos via plataformas de streaming. É a realidade do teatro virtual chegando às nossas casas. Em Londres, por exemplo, O Teatro Nacional anunciou uma rodada de peças transmitidas ao vivo, exibidas às quintas-feiras às 19h.

As primeiras apresentações ao vivo da Royal Opera House desde que fechou suas portas serão transmitidas gratuitamente ao vivo no YouTube, Facebook e BBC. Nos Estados Unidos, o American Mariachi, no Dallas Theatre Center, fez acordos com os sindicatos para vender ingressos para os shows online.

Divulgação
O espetáculo Nunca Fui Santa estreou em um teatro de LondresO espetáculo Nunca Fui Santa estreou em um teatro de Londres
No Brasil, teatros como o PetraGold, no Rio de Janeiro, o do SESC, em São Paulo, e o Cine Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, aderiram à proposta e estão lançando uma programação diversificada online.

Seguindo os mesmos moldes, o ator Othon Valgas, à frente da Cia. Corpo de Prova e do espetáculo Santinhas do Pau Oco, está abrindo no Vale do Aço a primeira apresentação de teatro online.

“Será um experimento”, explica o ator e diretor. A novidade serão os artistas no palco, pois as peças apresentadas atualmente na internet mostram cada intérprete em sua casa, geralmente em monólogos.

Cuidados com a pandemia
Porque o teatro não se faz sozinho, uma equipe reduzida de profissionais vai manipular a tecnologia para oferecer ao público uma nova experiência, onde, do conforto de sua casa, todos poderão rir com as cenas mostradas, e com toda segurança.

O risco do contágio determina regras de segurança inclusive para a equipe, e cuidados serão tomados para evitar contato e manter o distanciamento que o momento exige. A princípio serão mostrados dois espetáculos, o monólogo ‘Nunca fui santa’ e o espetáculo ‘Rirvotril’, ao lado do ator Marcelo Vieira.

Divulgação
Para abrir o projeto será transmitido o espetáculo solo Santinhas 2 em 1 e Nunca Fui Santa, comédia dirigida pelo anglo-brasileiro Anderson Malta interpretada por Othon Valgas, que estreou em Londres (Inglaterra) em 2019 e já foi mostrado em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

“Não temos como prever o futuro do teatro, mas é certo que estaremos ao vivo no espaço da cena e preparados para uma readequação. A experiência nos permitirá sentir o público. Acreditamos que o teatro não morrerá, que isto é só uma fase. Mas o teatro terá que se se reinventar em tempos de pandemia e deverá aprender a dialogar com o público neste novo ambiente do teatro digital online”, justifica Othon.

A primeira apresentação está prevista para acontecer no dia 11 de julho, sábado, às 17h. A encenação poderá ser vista pela plataforma de streaming Zoom. Os ingressos, no valor de R$10, serão vendidos pelo Sympla. Ao comprar um ingresso, a pessoa recebe um link de acesso com data e horário específicos para uso apenas nesse dia e hora.

Mais informações pelo telefone (31) 98777-3094 e nas redes sociais das Santinhas - @santinhasdopauocooficial - e Facebook santinhas do pau oco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário