02 de julho, de 2020 | 16:02

Começa ou não começa?

Aurélio Caixeta

Divulgação
Aurélio CaixetaAurélio Caixeta
Com o Campeonato Carioca em pleno andamento, já se falando até mesmo em jogos com público a partir do próximo dia 10, aqui pelas bandas de Minas Gerais nada está definido. A solicitação da FMF para que o Campeonato do Módulo A fosse reiniciado no dia 26 próximo ainda não foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES MG), órgão criado pela Secretaria Estadual de Saúde para acompanhar a pandemia. Além de não cravar a data, o COES elaborou um rigoroso protocolo para as viagens e deslocamentos e diversas exigências para as equipes, incluindo uma autorização prévia.

A CBF está trabalhando para o retorno dos Campeonatos Brasileiro das Séries A e B para os dias 8 e 9 de agosto, com jogos sem público, com a previsão de término em fevereiro de 2021. Fica muito estranho, não é, o campeonato de um ano terminar no outro? Podem ter certeza que vai ser um trabalho árduo conciliar as datas com os jogos de diversos campeonatos estaduais em andamento.

Sobre a Copa do Brasil, também se fala que ela seria realizada nos mesmos moldes, com recomeço em agosto, mas ainda sem data definida. Esperamos que ao menos o campeão dessa Copa seja conhecido ainda esse ano. Que tudo corra bem, mas assim será somente se a pandemia der uma arrefecida.

AMÉRICA
Com a chegada do zagueiro Anderson, ex-Bahia, o técnico do América ,Lisca, tem 36 jogadores à sua disposição no elenco profissional. O comandante disse que está satisfeito com o atual elenco, e que reforços estão condicionados ao poder de investimento do clube.

GALO CONTRATA NATHAN
O meia de 24 anos, que era do Chelsea (ING), foi contratado em definitivo, por três milhões de euros. Ele estava emprestado ao Atlético desde 2018 e agora pertence ao clube, com contrato de quatro anos assinado, e faz parte de um seleto grupo de reforços, todos novos, com uma potencialidade futura de grande valorização. Isso, claro, em tese, pois depende do que ele e os demais renderem dentro de campo.

CRUZEIRO TEM OUTRO GUILHERME
Indicado por Enderson Moreira, que já trabalhou com o jovem atacante, Guilherme, de 19 anos, veio por empréstimo do Ituano (SP), até o final de 2021. Na equipe profissional ele vai encontrar a forte concorrência de Marcelo Moreno, Tiago e Vinicius Popó. Eventualmente, poderá atuar também pela equipe Sub-20 celeste, comandada pelo técnico Rogério Micale.
UMAS E OUTRAS...

- O atacante boliviano Marcelo Moreno, que tem status de ídolo da torcida celeste, quer recuperar a condição que já foi dele, de ser o maior artilheiro estrangeiro do Cruzeiro. Ele tem 45 gols, cinco a menos do que Arrascaeta. Vai com fé que dá, Marcelo Moreno.

- Em tempos de vacas magras, é bom saber que o CT do Tigrão de Aço está sendo remodelado e equipado com novas quadras e campos. E isso me faz lembrar a época em que o clube não tinha campo de treinamento e o time profissional treinava nos campos de soçaite.

- Quem é da época lembra muito bem da dedicação e empenho que o então chefe-geral da Usiminas, Roberto Maia, o Robertinho, como é conhecido, teve com o Tigrão. Ele e sua equipe não mediram esforços para reconstruir o atual campo de treinamento, que hoje é a parte principal do CT. Um campo bem construído, com um gramado excelente e dotado de um moderno sistema de irrigação que o mantém sempre verdinho. Valeu, Robertinho.

- A comunidade esportiva da cidade - os associados da AAPI em especial - sentiu o falecimento do massagista Antônio Ferreira de Morais, o Tonhão, de 72 anos. Ele trabalhou muitos no Clube dos Pioneiros, atendendo a todos durante os vários torneios de futebol, onde fez muitos amigos. Ele era filho do também saudoso João Teotônio Ferreira, patrono do campo do Ideal, e por isso o nome do estádio Ferreirão. Descanse em paz, Tonhão.

- Só Deus sabe quando estaremos aqui falando do nosso futebol amador, das categorias de base e, especialmente, das escolinhas de futebol. São mais de 2.000 crianças presas em casa, proibidas de fazer o que mais gostam, que é praticar esporte ao ar livre. Esperamos que mude em breve.

- Parabéns para Gustavo Pimentel. O estudante de jornalismo e locutor da Rádio Itatiaia, ex-assessor de imprensa do Tigrão de Aço, trocou de idade nesta quinta-feira (2), e recebeu o abraço virtual dos amigos, parentes e fãs.

Contatos com a coluna: e-mail - [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário