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02 de julho, de 2020 | 15:52

A moda em Minas, no Brasil e no mundo

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion em tempos de pandemia

MINAS SHOWROOM
O circuito da moda mineira começa a se movimentar após a reclusão à qual foi forçado por causa do coronavírus. O primeiro ato dessa nova fase será a Minas Showroom, evento marcado para os dias 13 a 23 de julho, em Beagá, com visita de 200 compradores no vaivém pelos showrooms de algumas marcas.

Divulgação
Desfile da Apartamento 03. A grife estará no Minas ShowroomDesfile da Apartamento 03. A grife estará no Minas Showroom
Ao todo, 27 marcas conhecidas vão mostrar suas propostas para o verão 2021, vendidas através de pedidos – entregas feitas até setembro - e apenas para o atacado. Caso haja o temido ‘lockdown’ (fechamento total) na Capital, o evento será transferido para outra data, mas não cancelado.

Esse movimento está mexendo positivamente com os ânimos da turma fashion, indicando que todos querem trabalhar, produzir, vender e acontecer. Um detalhe importante é que o MSW tem apoio e suporte organizacional do Sindivest-MG, entidade ligada à Fiemg.

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NOVO NORMAL
As primeiras apresentações das marcas internacionais nesta pandemia sinalizam simplicidade em algumas grifes - caso da Chanel, enquanto outras buscam no passado de glórias a linguagem para vender o futuro, a exemplo da Dior. Neste caso, a marca colocou shorts por baixo do vestido inspirado na forma do new-look (anos 1940), ícone da grife, e pronto.

Mas será preciso muito mais que isso para retomar o ritmo de vendas, como usar o marketing adequado e renovar as esperanças fashion. A saída pelas apresentações públicas grandiosas, mas sem presença público, será usada por muitos nomes de peso.

Por aqui, as confecções focam em baixar os custos. Além de diminuir pela metade o número de modelos propostos para o próximo verão, também buscam estilo mais limpo, poucas estampas e por aí afora. O que antes era tido como apenas ‘comercial’, hoje é o ‘novo normal’. Vender é preciso.

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Divulgação
O inverno Dior: new look + shortsO inverno Dior: new look + shorts
VAIVÉM
* Confirmado: o salão Casamoda mudou para Brasília, por ser um hub aéreo nacional, e acontecerá entre 27 e 31 de julho. Lá estarão os lançamentos (via pedidos) das cápsulas da moda verão 2021 e as promoções de inverno (pronta-entrega), ambas só no atacado. Serão 30 marcas selecionadas.

* Já falamos aqui que o estilo Comfy (confortável) é um dos mais vendidos nesses tempos de ficar em casa. Pois agora ele está se sofisticando, com a estampa tie-dye (manchados) ganhando a preferência das consumidoras. Há casos de confecções que fazem 200 conjuntos em um dia e, mesmo assim, não conseguem atender as lojistas. Aproveitem.

* Dizem que os maiores conglomerados de moda-varejo do país estão em dificuldades, o que não é bom. Para evitar que isso se agrave, o grupo Inbrands (Ellus, Richards, VR, Salinas, Alexandre Herchcovitch, Mandi, Bobstore e Tommy Hilfiger Brasil) e o Restoque (Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Bo.Bô, Rosa Chá, Individual e Base) tomaram providências como pedidos de recuperação judicial. Com a grave crise do coronavírus, o fato não surpreende. A poderosa Zara, por exemplo, fechou 1.200 lojas. ***

* A turma da moda na Europa está desesperada. A primeira semana de moda apresentada de modo virtual, em Londres, não provocou interesse, e os acessos nas redes sociais foram pouquíssimos. Por isso mesmo, os franceses decidiram que farão seus desfiles de setembro de forma presencial (26 de setembro a 6 de outubro), mas também online . O mundo é digital. ***

* O movimento fashion de julho em Beagá parece estar garantido, pois o fechamento da cidade em razão da pandemia vai até o dia 15, mas não atinge quem trabalha com atacado, caso da moda para mostrar aos lojistas. Além disso, o evento Minas Showroom, com lançamentos de verão, via pedidos, vai até o dia 23 de julho. ***

PONTO FINAL - o prazo final para decidir sobre a realização do Minas Trend (marcado para outubro) é agosto. O ExpominasBH foi ocupado pelo hospital de emergência para atender pacientes da covid-19 e está indisponível. Ao que tudo indica, o alto potencial da feira será transformado em energia para gerar uma nova forma de salões de negócios, via internet. E um sistema de algoritmos para isso está sendo pesquisado. Vamos aguardar.
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