02 de julho, de 2020 | 13:30

Confira cinco dicas de programas para verificar plágio em trabalhos acadêmicos

Opções possuem recursos gratuitos e fáceis de usar

Divulgação
Segundo a Cartilha sobre Plágio Acadêmico, produzida pelo departamento de comunicação social da Universidade Federal Fluminense, o plágio pode ser caracterizado não apenas pela cópia integral, palavra por palavra, de um trabalho sem citar fonteSegundo a Cartilha sobre Plágio Acadêmico, produzida pelo departamento de comunicação social da Universidade Federal Fluminense, o plágio pode ser caracterizado não apenas pela cópia integral, palavra por palavra, de um trabalho sem citar fonte

Embora não seja uma prática nova, o plágio – ou o “roubo” de ideias e produções intelectuais em trabalhos acadêmicos sem a citação da devida fonte – é sempre condenável e requer bastante cuidado para que a carreira acadêmica do pesquisador não seja manchada, tento em vista que a ação pode ser configurada como um crime.

Segundo a Cartilha sobre Plágio Acadêmico, produzida pelo departamento de comunicação social da Universidade Federal Fluminense, o plágio pode ser caracterizado não apenas pela cópia integral, palavra por palavra, de um trabalho sem citar fonte.

Os outros tipos são: parcial; quando o pesquisador ou aluno copia parágrafos ou ideias de vários autores numa espécie de “mosaico” e não faz a referência da autoria original; e conceitual; quando se utiliza da ideia do autor escrevendo apenas de outra forma sem a devida referência bibliográfica.

O que não também não é novidade, são os vários programas disponíveis na internet que auxiliam estudantes e professores a verificarem se há plágios em suas produções acadêmicas. As opções são muitas e vão desde a softwares brasileiros gratuitos a programas internacionais com pacotes pagos. O uso desse recurso pode ser utilizado por um aluno do ensino médio, graduação e pós-graduação. Confira abaixo algumas opções.

Programas que detectam plágio:

Google: mais fácil e acessível de todos, o próprio buscador do Google pode indicar plágios simples e até complexo em trabalhos acadêmicos. Basta apenas copiar um trecho em que há suspeita e o buscador irá indicar outros documentos em que a citação também foi feita. Obviamente possui limitações, além de demandar maior tempo de procura.

Farejador de plágios: software brasileiro gratuito para download, o Farejador de Plágios possui um uso intuitivo das ferramentas oferecidas. O programa analisa o documento de maneira rápida e objetiva. Embora tenha uso liberado gratuitamente, existem limitações como o tamanho dos resultados das análises (50%) e o farejamento de um documento por vez. Para o uso, é necessário ter internet e acesso ao Word.

Plagiarisma: disponível para usar tanto na versão web, como no desktop ou em aparelhos móveis, o Plagiarisma verifica se há plágio em trechos com até 2.000 caracteres. São quatro opções de envio do material para análise: transcrição direta na plataforma, enviar o documento direto do computador, por meio de links ou através de upload no Google Drive.

Plagius - Detector de Plágio: aceita analisar arquivos em vários formatos como: Word (doc e docx), PDF, OpenOffice, PPT, Html. O Plagius realiza busca para comparar com o arquivo analisado em vários sites na internet ou no próprio computador do usuário – esta última função está disponível apenas na versão profissional do software, que é paga.

CopySpider: o software do CopySpider pode ser usado gratuitamente em computadores com sistema operacional Windows, em sua licença básica é possível realizar 10 análises por dia – na versão profissional não há limites para isso. O programa realiza busca em documentos que estão no próprio computador do usuário ou em arquivos na internet, através de links.

(Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário