EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

01 de julho, de 2020 | 19:00

Usiminas premia a inovação

Programa de ideias estimula empregados a desenvolverem soluções inovadoras

Divulgação
Ericka Menegaz, Gerente de InovaçãoEricka Menegaz, Gerente de Inovação

A Usiminas anunciou os projetos vencedores do InovaAí Ideias, iniciativa de estímulo à inovação da companhia. Ao todo, foram 13 ideias finalistas e implementadas por colaboradores da empresa que foram colocadas em prática em diversas áreas da companhia. Além de ver a proposta sair do papel, os vencedores também recebem prêmios em dinheiro.

O evento virtual na tarde de terça-feira (30) conclui a trajetória de cerca de dez meses do programa. A proposta era estimular colaboradores da Usiminas a pesquisar e desenvolver soluções para problemas e gargalos que eles mesmos identificam no dia a dia de trabalho. Neste primeiro ano de programa, o foco foram questões ligadas à siderurgia, divididas em três frentes:

Segurança e meio ambiente

Automatização/otimização de atividades, processos e rotinas
Captação e retenção de clientes

No início, foram cadastradas de 343 ideias, das quais 36 foram selecionadas. Ao longo das três etapas seletivas da ação, as propostas foram avaliadas em diferentes pontos, até que 13 chegaram até a fase de testes piloto. Dessas, 6 foram selecionadas como vencedoras do desafio.

Para escolha das ideias levou-se em conta os seguintes critérios:

.Sinergia da ideia com um dos temas estabelecidos;
.Ter colaboradores da área de implementação;
.Indicador de benefício quantitativo potencial definido;
.Relevância da ideia para a Usiminas;
.Abrangência da ideia;
.Grau de inovação da ideia;
.Interações na plataforma;
.Clareza da apresentação da ideia.

“Nosso objetivo principal com o InovaAí Ideias era mostrar na prática que todos podem inovar e inovação traz resultados para a empresa. É algo que pode acontecer de forma simples, espontânea, dentro da empresa, mas precisa da participação de todos colaboradores”, conta Ericka Menegaz, Gerente de Inovação.

Para garantir que esse objetivo principal fosse atingido e ficasse claro para toda a companhia, todas as ideias propostas, mesmo que não classificadas para concorrerem aos prêmios, foram encaminhadas para os gestores das áreas envolvidas. O propósito é que esses líderes avaliassem as propostas e auxiliassem em sua adoção, trazendo melhorias para seus processos.

A partir do bom resultado alcançado no primeiro ano, a Usiminas irá lançar uma nova edição do InovaAí Ideias. Para 2020, além da Siderurgia, serão incluídas propostas para a Unigal e para a Mineração Usiminas.


Confira os vencedores:

Categoria Sem Orçamento

-Movimento Desnecessário de Eletrodos
-Treinaço - Procedimentos em Vídeo
-Perfuração do Furo de Gusa com Uso de Oxigênio no Perfurador

Categoria Com Orçamento

-Inovisão - Inspeção de Defeitos de Decapagem
-Amonia Energy - Substituição de Energéticos Via Queima de Amônia
-Usicontrol - Rastreio de Produtos
-Escolha do público: Otimização do Tratamento Térmico

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário