Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de julho, de 2020 | 14:29

Aceiros contribuem para proteção da mata do Parque Estadual

Divulgação
A operação incluiu a recuperação de estradas com grandes crateras A operação incluiu a recuperação de estradas com grandes crateras

Com objetivo de proteger a fauna e flora do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais, o município de Timóteo está promovendo a execução de aceiros no entorno da unidade de conservação ambiental. Os trabalhos foram iniciados em junho com o uso de uma pá carregadeira e devem ser concluídos até o dia 10 de julho. A operação incluiu a recuperação de estradas com grandes crateras, que impossibilitavam o tráfego de carros e de caminhões-pipa para o combate inicial de eventuais incêndios, informa o governo timoteense.

Realizada anualmente, a ação integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Timóteo, sendo desenvolvida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade e da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental entre outros parceiros.

A revitalização do aceiro do Perd compreenderá uma extensão aproximada de 17 km, tendo início pelo portal da reserva no bairro Macuco, passando por áreas limítrofes dos bairros Limoeiro, Recanto Verde, Alphaville e Celeste. O aceiro é um método para evitar queimadas no período de estiagem. Consiste num espaço desbastado de vegetação que se abre em torno das áreas verdes ou propriedades rurais para impedir a propagação do fogo, além de garantir a acessibilidade para o combate de focos de incêndio.

Timóteo possui cerca de 60% do seu território composto de áreas verdes, sendo 35% referente ao Parque Estadual do Rio Doce. O Perd possui cerca de 36 hectares localizados nos municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário