01 de julho, de 2020 | 11:02

Exposição virtual no Museu de Arte Sacra

Instituição paulistana comemora 50 anos mostrando acervo no Google Artes & Culture

O Museu de Arte Sacra de São Paulo foi fundado em 29 de junho de 1970, por meio de um acordo entre o Governo Estadual e a Cúria Metropolitana, sendo instalado em uma ala do Mosteiro da Luz, edifício colonial com mais de 240 anos de história, um dos poucos do gênero a resistir na capital.

Este ano, várias ações para comemorar os 50 anos do MAS estão previstas. O destaque foi o lançamento da primeira e maior coleção relacionada à arte sacra e barroca no ambiente virtual do Brasil.

Em parceria com o Google, o perfil do museu na plataforma Google Arts & Culture apresenta mais de 200 peças acompanhadas de textos curatoriais e comentários da equipe educacional do museu.

Uma exposição virtual imersiva com mais de 50 itens que se relacionam com a cidade de São Paulo e suas transformações urbanas foi disponibilizada. A exposição também aborda a formação do acervo do MAS, iniciado por Dom Duarte Leopoldo e Silva em 1907.

A importância do acervo é inestimável para a cultura brasileira, e a plataforma do MAS/SP no Google Arts se afirma como uma fonte confiável para pesquisas acadêmicas, materiais didáticos e educativos, além de proporcionar acesso sem o limite das fronteiras físicas, com uma visão diferenciada de importantes partes do acervo.

Divulgação/ACS MASSP
Museu de Arte Sacra fica no Mosteiro da Luz, um edifício colonial com mais de 240 anos de históriaMuseu de Arte Sacra fica no Mosteiro da Luz, um edifício colonial com mais de 240 anos de história
Todo o conteúdo do Google Arts está disponibilizado em português e inglês e possibilita o contato com as obras de arte que muitas vezes a própria experiência física não permite, como observar detalhes e minúcias de cada obra através do recurso de aproximação da imagem, e observar algumas delas em ângulos inusitados, como a parte de trás ou mesmo a base das peças.

Este recurso tecnológico permite que o visitante veja as obras de maneira muito diferente, enxergando detalhes que passavam despercebidos. Uma das peças na exposição merece um olhar mais atento. A imagem de Nossa Senhora das Dores, do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi uma das primeiras peças adquiridas para enriquecer os tesouros do acervo.

Os traços angulosos das vestes, o formato da boca, nariz, olhos e sobrancelhas foram indicados por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como estilo de Aleijadinho, um personagem mítico que ajudou a construir a história da arte brasileira.

Filho de mãe negra escravizada, Aleijadinho teve protagonismo na produção colonial mineiram onde atuou como escultor, entalhador, arquiteto e carpinteiro. A peça é tombada individualmente pelo IPHAN.

Apesar de alguns nomes de destaque, a arte sacra caracteriza-se pela maioria de suas peças serem de autoria desconhecida, porém, de beleza surpreendente.

Divulgação/ACS MASSP
A exposição permite que as imagens sejam vistas em diferentes detalhes, inclusive de costasA exposição permite que as imagens sejam vistas em diferentes detalhes, inclusive de costas
Além dos anônimos, o acervo do MAS/SP inclui pinturas de Anita Malfatti, Benedito Calixto, Almeida Júnior, Jesuíno do Monte Carmelo e Henry Bénard, além de esculturas de Victor Brecheret, Mestre Valentim, Frei Agostinho de Jesus, Frei Agostinho da Piedade e muitos outros.

O acervo tem ainda coleção de mobiliário, prataria e ourivesaria, além de um presépio napolitano que desde o início da década de 1990 ocupa uma sala exclusiva com 100m2 para exibir as 1620 peças do século XVIII que compõe a cidade de Nápoles e a cena da natividade de Jesus. O presépio é o terceiro maior do mundo em exibição permanente, e foi uma doação do empresário e mecenas Ciccillo Matarazzo.

Conheça a plataforma no Google Arts e Culture e as outras atividades e conteúdos disponíveis em https://artsandculture.google.com/partner/museu-de-arte-sacra-de-s%C3%A3o-paulo.
A instituição Museu de Arte Sacra é anexa à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário