IFMG Ipatinga alcança 1º lugar em Eficiência Acadêmica entre instituições do Estado

Wôlmer Ezequiel


O campus Ipatinga atingiu o índice de 89,5%, a melhor marca de Minas Gerais

O campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, obteve o primeiro lugar no índice de Eficiência Acadêmica entre as instituições no Estado de Minas Gerais. Os dados analisados são referentes ao ano de 2019 e foram coletados em 653 unidades, tendo como referência 10.889 cursos e 1.023.303 alunos matriculados. O resultado foi divulgado no dia 17 deste mês, na plataforma Nilo Peçanha, que reúne dados de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (RFEPCT) do país.

Conforme divulgado pelo IFMG Ipatinga, o índice de Eficiência Acadêmica é obtido a partir do número de estudantes que concluíram os estudos, os que abandonaram os cursos e os que ficaram retidos. O campus Ipatinga atingiu o índice de 89,5%, sendo o melhor índice de Minas Gerais e o segundo melhor da região Sudeste. Cabe ressaltar que o índice do IFMG, no geral, foi de 64,2%, acima do índice estadual que foi de 52,4%.

Avaliação

A posição alcançada no Índice de Eficiência Acadêmica é reconhecida pelos pais dos discentes. Para a mãe de um aluno e ex-estudante do campus de Ipatinga, Pâmela Endringer, formada no curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho, relata a sua percepção ao estudar na instituição e sua satisfação ao ver o seu filho trilhar o mesmo caminho. “Foram meses de muitos aprendizados, afinal o corpo docente, além de extremamente competente, demonstrava humanidade e interesse em cada conquista alcançada por seus alunos, respeitando a história, dificuldades e potencialidades de cada um. E, conhecendo o perfil educacional do IFMG, não medi esforços para incentivar meu filho para se preparar e disputar uma vaga no Instituto”, afirmou.

Os estudantes também receberam a notícia com entusiasmo. A aluna Letícia Corrêa, do 5º período do curso de graduação em Engenharia Elétrica, acredita que estudar no IFMG Ipatinga foi a sua melhor escolha. “Ressalto a qualidade de ensino, pois os professores têm um papel fundamental que é a persistência no ensino e o apoio em tudo. Além disso, o IFMG proporciona para os alunos assistência para continuarem estudando”.

Já a aluna Lizandra Abelha, do 2º ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, ressalta que com um corpo docente qualificado, o IFMG tem um alto padrão de ensino. “Com grandes ensinamentos e experiências, o Instituto me prepara não somente para o mercado de trabalho, mas para a vida”, contou.

Direção

Para a direção do campus IFMG, o resultado em primeiro lugar deve ser comemorado por toda a comunidade acadêmica, docentes, técnicos administrativos e alunos, sendo motivo de orgulho.

Conforme o diretor do campus IFMG de Ipatinga, Alex de Andrade, o resultado em primeiro lugar no índice de Eficiência Acadêmica é um reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos com a oferta de cursos nas diferentes modalidades de ensino e níveis. “A instituição oferta uma formação ampla, humanizada e altamente especializada, qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO