Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de junho, de 2020 | 11:18

Shows virtuais no Circuito Cultural UFMG

Marquim D’Morais abre programação gratuita de julho nessa quarta-feira (1)

A Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG abre nesta quarta-feira (1) a nova temporada do Circuito Cultural UFMG #emcasa. Marquim D'Morais, Laura Sette, Sara Não Tem Nome, Roger Deff e Roda de versos das mulheres do Jequitinhonha são as atrações deste mês.

Todos os shows da temporada participam da campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG e estreiam toda quarta-feira, às 19h, no endereço www.youtube.com/culturaufmg.

Frank Bitencourt/Divulgação
Marquim D?Morais: do Aglomerado da Serra para os lares mineirosMarquim D?Morais: do Aglomerado da Serra para os lares mineiros
Quem vai abrir o projeto é Marquim D’Morais, com a apresentação virtual Beleza no Caos. Além de músicas do seu primeiro disco, Do Alto do Morro, o artista apresenta canções inéditas, que farão parte do seu próximo álbum.

O trabalho do jovem músico, nascido e criado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, carrega as marcas da pluralidade cultural presente na favela. Suas composições abordam narrativas de cunho social, fazendo uma junção de ritmos como rap, soul, reggae, baião, maracatu e capoeira.

A fusão de ritmos continua no dia 8, com o show compacto de Laura Sette. Original, a artista vai do funk ao rap, passando pelo R'n'B e trap.

No dia 15 será a vez de Sara Não Tem Nome, que recém lançou a música Agora, inspirada no período de isolamento durante a pandemia.

A periferia, o centro urbano e o hip hop são as inspirações do jornalista e rapper Roger Deff, que vai se apresentar no dia 22.

E encerrando a programação de julho, mulheres de sete comunidades do Vale do Jequitinhonha vão jogar versos de poemas, mesclando autoria e domínio público, na Roda de Versos das Mulheres do Jequitinhonha.

Divulgação
O jornalista e rapper Roger Deff vai mostrar a Etnografia urbanaO jornalista e rapper Roger Deff vai mostrar a Etnografia urbana
O projeto
“Para nós, é importante manter o Circuito Cultural durante a pandemia, pois ele é mais um canal a dar voz aos artistas e uma boa maneira de manter viva a cultura como um dos pilares de eniversidade”, explica o produtor cultural, Sérgio Diniz.

Desde março, quando a Diretoria de Ação Cultural adaptou o projeto para ser exibido no ambiente virtual, já foram disponibilizados mais de dez shows compactos gratuitos no YouTube.

Um dos objetivos do projeto é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica. Além de jovens cantautores representativos da cena belo-horizontina, neste mês foram convidadas as mulheres jogadoras de versos, preservando uma tradição oral do Vale do Jequitinhonha.

“Neste momento, a curadoria pensa em outras formas de atuar neste contexto virtual e esperamos ter boas surpresas em breve, contemplando também outras linguagens além da música”, pontua Sérgio.

Colabore Hospitais
Desenvolvida pela UFMG, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), a campanha visa arrecadar recursos para o enfrentamento à pandemia nos hospitais gerenciados pela universidade.

O volume arrecadado é destinado à aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos de proteção individual e contratação de serviços necessários ao atendimento de pessoas diagnosticadas com Covid-19, demais síndromes respiratórias agudas e outras emergências.

Os interessados em contribuir podem transferir qualquer valor para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41).

Também podem ser doados bens ou equipamentos, e nesse caso, basta entrar em contato com a Diretoria de Cooperação Institucional da UFMG nos telefones (31) 3409-4555 e 99306-0348 ou e-mail [email protected]. Saiba mais sobre a campanha em www.colaborehospitaisufmg.com.

SERVIÇO:
Circuito Cultural UFMG #emcasa
Todas as quartas-feiras – 19h
www.youtube.com/culturaufmg

1º de julho - Beleza no Caos, de Marquim D'Morais
8 de julho - Corpo, Alma e Consequência, de Laura Sette
15 de julho - Sobrevivência dos vagalumes, de Sara Não Tem Nome
22 de julho - Etnografia Suburbana, de Roger Deff
29 de julho - Roda de Versos das Mulheres do Jequitinhonha
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário