EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

29 de junho, de 2020 | 17:45

Pessoas que viviam na mesma casa das vítimas da covid-19 serão testadas

Divulgação
Os testes rápidos são aplicados na própria residência, mesmo em pacientes assintomáticos, dentro do período de quarentena Os testes rápidos são aplicados na própria residência, mesmo em pacientes assintomáticos, dentro do período de quarentena

Servidores da Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciaram, nessa segunda-feira (29), o protocolo de testagem de residentes em casas onde foram notificados casos de óbitos em razão da covid-19. Os testes rápidos estão sendo aplicados na própria residência, mesmo em pacientes assintomáticos, dentro do período de quarentena. Conforme a Secretaria, essa iniciativa faz parte do esforço em notificar e acompanhar casos positivos.

“Esse protocolo é do município. Em todas as casas que onde ocorreram óbitos nós vamos testar os moradores, garantindo assim a tranquilidade das famílias. Entretanto, mesmo com o teste rápido, os moradores devem ficar atentos aos sintomas, uma vez que a pessoa que está com sintomas fora do décimo ao décimo segundo dia, ao fazer o teste, pode receber a notificação de um falso negativo. Por esse motivo, é muito importante manter o acompanhamento.
Lembrando que, mesmo assim, todos os moradores daquela residência serão testados, até pelo fato de muitos desses casos serem de pacientes assintomáticos”, explicou a secretária de Saúde do município, Érica Dias.

Além da adoção deste novo protocolo, a força-tarefa para a testagem de pacientes suspeitos de terem contraído a doença continua atuando pelos diversos bairros da cidade, assim como no último fim de semana.

“Na verdade, esse processo é um reforço da nossa equipe, um total de dez espalhadas em toda a cidade para poder testar 100% daquelas pessoas notificadas entre o décimo e décimo segundo dia do início dos sintomas. Essa força-tarefa vai continuar pelos próximos dias para atender a demanda do município”, concluiu a secretária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário