Pessoas que viviam na mesma casa das vítimas da covid-19 serão testadas

Divulgação


Os testes rápidos são aplicados na própria residência, mesmo em pacientes assintomáticos, dentro do período de quarentena

Servidores da Secretaria de Saúde de Ipatinga iniciaram, nessa segunda-feira (29), o protocolo de testagem de residentes em casas onde foram notificados casos de óbitos em razão da covid-19. Os testes rápidos estão sendo aplicados na própria residência, mesmo em pacientes assintomáticos, dentro do período de quarentena. Conforme a Secretaria, essa iniciativa faz parte do esforço em notificar e acompanhar casos positivos.

“Esse protocolo é do município. Em todas as casas que onde ocorreram óbitos nós vamos testar os moradores, garantindo assim a tranquilidade das famílias. Entretanto, mesmo com o teste rápido, os moradores devem ficar atentos aos sintomas, uma vez que a pessoa que está com sintomas fora do décimo ao décimo segundo dia, ao fazer o teste, pode receber a notificação de um falso negativo. Por esse motivo, é muito importante manter o acompanhamento.
Lembrando que, mesmo assim, todos os moradores daquela residência serão testados, até pelo fato de muitos desses casos serem de pacientes assintomáticos”, explicou a secretária de Saúde do município, Érica Dias.

Além da adoção deste novo protocolo, a força-tarefa para a testagem de pacientes suspeitos de terem contraído a doença continua atuando pelos diversos bairros da cidade, assim como no último fim de semana.

“Na verdade, esse processo é um reforço da nossa equipe, um total de dez espalhadas em toda a cidade para poder testar 100% daquelas pessoas notificadas entre o décimo e décimo segundo dia do início dos sintomas. Essa força-tarefa vai continuar pelos próximos dias para atender a demanda do município”, concluiu a secretária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO