28 de junho, de 2020 | 08:25

Mais orgulho no dia do Orgulho LGBTQIA+

Museu da Diversidade Sexual e plataforma #CulturaEmCasa promovem evento neste domingo

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vídeo que reúne gratuitamente o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor, vai realizar neste domingo (28) o evento virtual +Orgulho, em apoio às Paradas LGBTQIA+ realizadas no interior e litoral paulista. Este ano, foram selecionadas 20 cidades por meio de um edital.

Divulgação ACS MDS
Edy Star estará ao vivo às 18h30, Lineker e Maria Alcina tambémEdy Star estará ao vivo às 18h30, Lineker e Maria Alcina também
Em um cenário de isolamento social para enfrentar a pandemia da Covid-19, o +Orgulho foi levado para o meio virtual. A partir dessa nova realidade, o MDS se empenha na continuidade das ações para garantir a celebração de uma data tão expressiva como o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

O evento terá lives com artistas LGBTQIA+; as exposições Queerentena e O Orgulho Ocupa a Rua (acervo fotográfico do Museu da Diversidade Sexual sobre Paradas LGBTQIA+ disponível no Google Arts & Culture) e a Série Memórias, entrevistas com personalidades relacionadas à luta LGBTQIA+. As ações acontecem a partir das 16h, no www.culturaemcasa.com.br.

A abertura da programação será feita por Tchaka Drag Queen, personagem criada pelo ator Valder Bastos há 20 anos. Rainha das Festas, Tchaka é conhecida por suas apresentações em eventos. Consolidada na cena LGBTQIA+, a artista também é apresentadora de blocos de carnaval em São Paulo, com participação em programas televisivos de humor, documentários e filmes.

Jerônimo Neto/Divulgação ACS MDS
O evento será aberto pela apresentadora e drag queen TchakaO evento será aberto pela apresentadora e drag queen Tchaka
As atrações
Em Uma flor de dama, inspirada no conto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, o público é chamado a passar uma noite com uma travesti. O desafio é encarar essa travesti sem estranhamentos, mas também testar discursos libertários e desprovidos de preconceitos.

Deus Me Live! é o formato online da comédia A Noviça Mais Rebelde, em cartaz há 11 anos. O espetáculo é um show compacto da irmã Maria José, adaptado para o formato digital. No final da apresentação, uma conversa com a produção mostra a transformação da sala da casa, no coração da Rua da Consolação (São Paulo), em um pequeno teatro.

Por sua vez, o filme A Volta da Paulicéia Desvairada, produzido e dirigido por Lufe Steffen, é um documentário histórico e épico sobre a vertiginosa noite LGBT de São Paulo no início dos anos 2010.

João dos Santos/Divulgação ACS MDS
O ator Wilson dos Santos encarna A noviça mais que rebeldeO ator Wilson dos Santos encarna A noviça mais que rebelde
Franco Reinaudo diz que a ação online reafirma a luta cotidiana da população LGBTQIA+ pela equidade, paz e respeito à diversidade. "Em respeito à saúde pública e por empatia com as vítimas da Covid-19, as paradas que celebram o orgulho e lembram Stonewall não serão presenciais, mas continuaremos celebrando o orgulho com as ferramentas virtuais por meio de organizações, ativistas e sociedade civil, como o MDS”.

"O conteúdo cultural ofertado pelas plataformas nesta ocasião será amplo e diverso. E o Museu da Diversidade Sexual contribui com essa iniciativa de forma criativa e emblemática", afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, organização social que gere a instituição.

PROGRAMAÇÃO
+Orgulho – Domingo (28)
- 16h - Live de abertura com TchaKa Drag Queen e entrevista com Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual
- 17h - Live - Debate do Museu da Diversidade Sexual com Helena Vieira, Renan Quinalha e Rita Colaço. Mediação do professor Paulo Souto Maior
- 18h30 - Lives Stonewall 50, Liniker, Edy Star e Maria Alcina
- 19h - Deus me Live! A noviça mais que rebelde - Wilson dos Santos
- 20h - Lançamento do filme A Volta da Paulicéia Desvairada (Lufe Steffen) na plataforma #CulturaEmCasa; Leonardo Oliveira indicando leituras - Museu Felícia Leirner, 6'; transmissão da projeção das fotos do Museu da Diversidade Sexual na plataforma #CulturaEmCasa e apresentação de trechos das lives de Rita Von Hunty e João Silvério Trevisan
- 21h30 - Uma flor de dama, com Silvero Pereira.

Caíque Cunha/Divulgação ACS MDS
Silvero Pereira vai fechar o evento com Uma flor de damaSilvero Pereira vai fechar o evento com Uma flor de dama
#CulturaEmCasa
Lançada em abril pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a plataforma #CulturaEmCasa disponibiliza conteúdos inéditos das instituições de cultura. No site http://www.culturaemcasa.com.br os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados aplicativos para cada meio.

Museu da Diversidade Sexual
Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQIA+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais.

Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu da Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da entidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário