28 de junho, de 2020 | 10:06

Moradores de Bugre acusam falta d'água há dias

Copasa afirma que fornecimento no município foi normalizado

Enviado por leitor
Fotos registram louças acumuladas no tanque de residências Fotos registram louças acumuladas no tanque de residências

A falta de água em Bugre tem sido motivo de dor de cabeça para os moradores, que procuraram o Diário do Aço para relatar a situação e cobrar providências da Copasa, concessionária responsável pelo fornecimento. Na sexta-feira (26), o problema perdurava há quatro dias, mas o fato tem ocorrido constantemente, conforme os usuários.

Uma das moradores explicou que a afirmação da Copasa é que alguém tem desligado a bomba no período da noite, o que classificou como um abuso. “Isso vem acontecendo há anos, passa dois meses e volta a ocorrer. Tem faltado água em Bugre inteiro, mas os mais afetados são avenida Valério Viana e rua Chico Chumbo. Não tem água para escovar os dentes, quem dirá para lavar roupa. Eu trabalho na unidade de saúde e não tinha água. Os vasos sanitários estavam de um jeito precário e nós trabalhamos até o fim do expediente”, informou.

Outro morador conta que um poço já foi furado, mas não há energia para ligar a bomba. “A Copasa alega que alguém está desligando a bomba, mas tem cadeado no padrão. Antes tinha um funcionário que cuidava da água e agora essa pessoa reside na cidade de Iapu. Ele que cuida da água, mas não volta na cidade para fazer a distribuição. A Copasa alega que falta água no poço e não é verdade. Tem poço com fartura de água. A minha vizinha ligou lá na sexta-feira e disseram que descobriram quem está desligando a bomba, mas porque não tomam uma providência? Outra moça entrou em contato e disseram que estavam lavando o filtro”, detalhou.

Poços

Conforme populares, a água é fornecida por poços artesianos, sendo que um ou dois estão desativados. “Água tem, mas tem descaso também, tanto das autoridades quanto da Copasa. Ninguém toma providência e quem paga por isso são os moradores. Temos observado nossas faturas com valor dobrado, porque só sai vento na torneira. Eu tenho um açougue e preciso fechar ao longo do dia, porque não tem água”, lamentou outro morador.

Um outro ainda destaca que busca água na roça. “Uso um balde de água com torneira e assim tenho trabalhado na oficina. Acho isso uma falta de respeito e precisamos de uma solução”, cobrou.

Outro lado

Procurada, a Copasa informou, por meio de nota, que o fornecimento de água do município de Bugre estava sendo realizado normalmente na tarde de sexta-feira (26), quando a reclamação dos moradores foi enviada ao Diário do Aço.

“A Companhia esclarece que a intermitência no abastecimento da cidade, nos últimos dias, foi decorrente de atos de vandalismo por terceiros, no poço profundo, responsável por abastecer o município. A situação já foi solucionada e o abastecimento normalizado. A Copasa esclarece que, caso esteja ocorrendo algum desabastecimento pontual, o cliente deverá registrar, gratuitamente, a reclamação na central de atendimento telefônico 115, ou na agência virtual no www.copasa.com.br/Fale Conosco, ou pelo aplicativo digital, disponível para iOS ou Android, informando o endereço completo”, conclui a nota.
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