25 de junho, de 2020 | 11:30

Cia. Candongas mostra Sísifos

Apresentação de companhia teatral será no Youtube, nesta sexta-feira (26)

A Cia. Candongas integra a programação do Festival de Cultura Independente de Contagem – F5. Nesta sexta-feira (26), às 19h, a companhia teatral vai transmitir o espetáculo Sísifos no Youtube e no Facebook - do Candongas e do Festival.

Logo após a transmissão do espetáculo, por meio do Instagram do F5 - @f5_festival -, haverá um bate-papo sobre a peça e a naturalização do fascismo, com participação do ator e diretor Gustavo Bartolozzi, da Cia. Candongas, e Frodo, do F5).

Com a proposta de fazer o público refletir sobre a condição humana e social, o ponto de partida de Sísifos é o paralelo entre a relação "vida x trabalho" que estabelecemos no mundo contemporâneo e o imaginário.

Tudo gira em torno de Sísifo, um personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha.

Divulgação
Sísifos leva o público a refletir sobre a sua condição humanaSísifos leva o público a refletir sobre a sua condição humana
Em cena, dois personagens refletem sobre a sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias. Assim, um dos principais méritos da montagem é fazer com que o público reflita sobre sua condição humana, sua presença em seu meio e sua busca pela felicidade.

A dramaturgia de Sísifos foi elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi a partir de pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Gustavo Bartolozzi e Antônio Rodrigues.

Com este espetáculo, o grupo ampliou seu campo de estudos após a conclusão de uma pesquisa de cinco anos sobre o universo do Teatro do Absurdo, na qual mergulhou no estilo dramatúrgico de seus autores mais expoentes, como Samuel Beckett e Eugene Ionesco, entre outros.

No processo de desenvolvimento dramatúrgico, a montagem encontra ponto de interseção nas obras "O Mito de Sísifo", do filósofo francês Albert Camus, e no "Mito da Caverna", de Platão, além do livro "1984", de George Orwell.
A participação da Cia Candongas no Festival F5 é apresentada pela Cemig, Copasa e Ministério da Cidadania.

Companhia Candongas
Desde a fundação, em 1994, a Companhia Candongas dedica-se a estudar o teatro em suas múltiplas formas e manifestações. Seu principal objetivo é utilizar as artes cênicas como uma forma de expressão da cultura e do imaginário coletivo do homem, valorizando a cultural popular, em especial, a brasileira. Seus trabalhos trazem a forte marca de um teatro aberto, que busca um contato mais intenso com os espectadores.

SERVIÇO:
Sísifos no F5 Festival
Sexta-feira (26) - 19h
Facebook e Youtube da Cia, Candongas e do F5;
Bate-papo às 20h15, no Instagram do F5

Site e redes sociais:
ciacandongas.com.br
facebook / ciacandongas
instagram / ciacandongas
Youtube / Cia Candongas Oficial
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário