Conselho aprova adequação na Usiminas Mecânica

Com a reestruturação, a UMSA manterá apenas as atividades relacionadas à prestação de serviços para a Usiminas e suas controladas, ressalvada a conclusão dos projetos externos atualmente em curso


Em comunicado enviado ao mercado e acionistas a Usiminas informa que, em reunião realizada nesta quarta-feira, o seu Conselho de Administração
aprovou a proposta apresentada pela diretoria da companhia relativa à reestruturação das atividades desenvolvidas por sua subsidiária a Usiminas Mecânica (UMSA), cuja sede fica em Ipatinga. O fato já era noticiado desde o [ link https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0079146-assessoria-nega-fechamento-da-usiminas-mecanica-em-ipatinga|começo desse mês].

“Com a implementação de tal reestruturação, a UMSA manterá apenas as atividades relacionadas à prestação de serviços para a Usiminas e suas controladas, ressalvada a conclusão dos projetos externos atualmente em curso”, acrescenta a nota.

Conforme o comunicado, a reestruturação decorre do fato de a UMSA, cujas atividades não constituem o core business da Usiminas, ter apresentado significativa redução na geração de caixa nos últimos cinco anos, com resultados decrescentes nos segmentos de montagem industrial e manufatura.

O documento, que é assinado pelo vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Alberto Ono, não cita o número efetivo de desligamentos, o que ocorrerá gradativamente na medida em que os contratos já em andamento forem concluídos.

Adequação ao cenário

A empresa de bens de capital em Ipatinga tem em seu quadro 740 empregados. Conforme foi tratado em negociação com representantes dos trabalhadores, em uma recente reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o número de desligamentos, ao longo desse ano, pode chegar a 700.

A empresa tem tratado o assunto como uma "adequação da fábrica em Ipatinga ao cenário atual", de desaceleração da economia ao longo dos anteriores, quadro que foi agravado com os impactos da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO