
23 de junho, de 2020 | 17:00
Arsae determina adiamento do reajuste tarifário da Copasa
Divulgação
Reajuste tarifário médio de 3,04% que passaria a valer em 1º de agosto agora entra em vigor no dia 1º de novembro

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) decidiu pelo adiamento do reajuste tarifário médio de 3,04% da Companhia de Saneamento Municipal (Copasa) que passaria a valer a partir de 1º de agosto. Com a mudança, o reajuste nas contas de água e de esgoto passa a vigorar somente no dia 1 de novembro. A medida foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Arsae e publicada no jornal Minas Gerais na terça-feira (23), segundo informou a Agência.
A proposta de adiamento do reajuste pelo período de 90 dias foi do diretor-Geral da Arsae, Antônio Claret, que demonstrou sua preocupação com a capacidade de pagamento dos usuários e a necessidade deles de terem acesso à água tratada para o enfrentamento à pandemia. O momento é muito delicado. Um dos cuidados do cidadão no combate ao coronavírus é lavar as mãos. Por isso, a decisão pelo adiamento do reajuste é uma forma de auxiliar a população mineira no combate à covid-19”.
Cabe ressaltar que o reajuste tarifário médio de 3,04% nas contas dos usuários da Copasa foi o menor registrado desde o início da regulação da Arsae, apontou a Agência.
Reajuste visa corrigir inflação
Para o reajuste, a Arsae considera o levantamento de um conjunto de índices inflacionários, além de diversas informações contábeis e de mercado da Copasa. No cálculo do reajuste, a Agência também utiliza os resultados presentes na fiscalização realizada pela Gerência de Fiscalização Econômica sobre os programas especiais da Copasa (Subsídio Copanor, Proteção de Mananciais, Repasse Tarifário para Fundos Municipais e Atendimento Telefônico).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]