22 de junho, de 2020 | 10:46

Dança Contemporânea no SescTV

Nova temporada já está disponível e mostra as poéticas do corpo negro

A série Dança Contemporânea, exibida desde 2009 pelo SescTV, acaba de ganhar uma nova temporada no canal e na internet. Os 13 novos episódios propõem um olhar plural para a cena da dança contemporânea no país a partir das poéticas do corpo negro.

Todos os episódios já estão disponíveis no site do SescTV, para assistir gratuitamente e quando quiser. A curadoria desta temporada é assinada pela artista e pensadora em dança, gestora cultural e cientista social Gal Martins.

Divulgação/SescSP
Espetáculo Cria, da Cia SuaveEspetáculo Cria, da Cia Suave
A proposta evidencia as corporalidades plurais nas danças contemporâneas, com o intuito de mostrar, com dignidade, a multiplicidade de vozes que compõem o universo da dança em todo o país, contemplando os corpos negros, femininos, periféricos, gordos, LGBTQI+ e tantos outros.

Desta forma, o falar de si é tratar de contextos periféricos que se relacionam com a afro-diáspora e com os ameríndios, e que também dialogam com a ancestralidade e memórias pouco celebradas, o corpo ganha voz e dançar se torna palavra.

“Dançar a contra história nos faz renascer e nos permite compartilhar e vivenciar o mundo transformado em encruzilhada”, afirma Douglas Iesus, diretor do espetáculo Encruzilhada, do grupo Fragmento Urbano, um dos 13 grupos presentes na nova temporada.

“Fazer dança negra contemporânea, muito além de dançar um passo, é dançar a nossa história. Nossas histórias de resistência, as histórias dos nossos antepassados e as histórias das pessoas que estão junto com a gente nessa trajetória”, diz a dançarina Terená Karouté.

Divulgação/SescSP
Encruzilhada, do grupo Fragmento UrbanoEncruzilhada, do grupo Fragmento Urbano
A atual temporada inclui Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos – Cia Pé no Mundo; Noite de Solos composto pelas apresentações Depoimentos para Fissurar a Pele – Núcleo Djalma Moura e Corredeira – Nave Gris Cia Cênica; Filhxs –da– P°##@ – T O D A – Coletivo Calcâneos; Herança Sagrada – A Corte de Oxalá, com o Balé Folclórico da Bahia.

E tem ainda Cria – Cia. Suave; Eles Fazem Dança Contemporânea – com Leandro Souza; Anonimato - Orikís aos Mitos Pessoais Desaparecidos – Cia Treme Terra; Subterrâneo – Gumboot Dance Brasil; 5 Passos para não Cair no Abismo – Cia Urbana de Dança; Mulheres do Àse - com Edileusa Santos ; Sons D’Oeste - Trupe Benkady; e Mensagens de Moçambique – Taanteatro Companhia.

A série Dança Contemporânea apresenta uma cartografia das principais companhias de dança brasileiras, a partir de coreografias e entrevistas com diretores, coreógrafos e bailarinos, além de cenas dos bastidores dos espetáculos.

Antonio Carlos Rebesco é o diretor geral da série. Todos os episódios podem ser acessados pelo público em https://sesctv.org.br/programas-e-series/dancacontemporanea/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário