Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de junho, de 2020 | 10:18

Hoje é o Dia do Mel

Poderoso e polivalente alimento natural é homenageado em 21 de junho

Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas, e por isso o dia 21 de junho foi dedicado a lembrar e homenagear este tão doce produto.

Os vários tipos de mel variam em função das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtoras.

Arquivo GB Imagem
Os vários tipos de mel variam em função das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtorasOs vários tipos de mel variam em função das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtoras
Por esta razão, o mel pode apresentar consistências e cores diferentes. Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, é altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), o que o torna útil como fonte de energia.

O mel é também usado externamente devido às propriedades antimicrobianas e antissépticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.

É largamente utilizado na indústria cosmética, entrando na composição de cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos etc, devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos, tais como a cera, a geleia real e a própolis.

A própolis é obtida pelas abelhas a partir de resinas que são retiradas principalmente de secreções de árvores, quando destas se quebra algum galho. Dessa forma a árvore se protege com um produto natural com poder antibactericida e a abelha reprocessa essa seiva originando a própolis.

Esta é utilizada pelas abelhas para dois usos principais: vedar a colmeia de maneira a não entrar água, vento ou outro animal; e serve também para mumificar os insetos que penetrem na colmeia. Também é bastante útil ao ser humano como auxiliar medicamentoso, tendo alto poder antibactericida.

A geleia real é a secreção produzida pelas abelhas operárias. Este alimento é empregado para alimentar as larvas das abelhas por três dias aproximadamente, e a rainha durante toda a sua vida, sendo dado também aos zangões no período inicial de sua vida.

A cera é produzida na transformação do mel ingerido pelas abelhas, com o auxílio de oito glândulas ceríngeas localizadas no lado ventral do abdômen das abelhas operárias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário