20 de junho, de 2020 | 12:00

Ator Mário Frias é nomeado secretário especial de Cultura

Álbum pessoal
Ator assume o cargo mais de um mês após saída de Regina DuarteAtor assume o cargo mais de um mês após saída de Regina Duarte

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o ator Mário Luis Frias para o cargo de secretário especial de Cultura. A nomeação foi publicada na sexta-feira (19) no Diário Oficial da União. No mesmo dia, Pedro José Vilar Godoy Horta foi nomeado secretário adjunto da Secretaria Especial de Cultura pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto.

Frias é um apoiador de Jair Bolsonaro. Defendeu o presidente nas eleições de 2018 e desde então vem tecendo elogios a ele nas mídias sociais. Quando a atriz Regina Duarte foi considerada para a pasta, o nome de Mário Frias também estava na mesa.

A Secretaria Especial de Cultura é vinculada ao Ministério do Turismo. A última titular da pasta, Regina Duarte, anunciou que deixaria o cargo no dia 20 de maio, após uma série de polêmicas e desgastes com a classe artística. Regina teria deixado o cargo por pressões da ala ideológica do governo. A exoneração dela foi publicada no dia 10 de junho.

Como uma espécie de saída honrosa, Bolsonaro fez um vídeo ao lado de Regina anunciando sua exoneração e o próximo cargo a ser ocupado por ela: o comando da Cinemateca Brasileira. Porém, até hoje a ex-atriz global não assumiu o posto. Isso porque, desde março de 2018, a Cinemateca saiu do controle do Governo Federal para a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), uma organização social vinculada ao Ministério da Educação. Para finalmente dar o cargo à Regina Duarte, o presidente terá que contratar a artista para um cargo de confiança ou reincorporar a Cinemateca ao governo federal.

Biografia de Frias

Mário Frias, de 48 anos, é o quinto secretário de Cultura do Governo Federal em 17 meses. Nesse período, a Secretaria já passou pelo comando de Regina Duarte, Roberto Alvim, Ricardo Braga e Henrique Pires.

O ator iniciou sua carreira na televisão na Rede Globo, onde atuou em produções como Caça Talentos, Malhação (onde teve seu papel de mais destaque, em 1999), O Beijo do Vampiro, Senhora do Destino (novela em que interpretava um político corrupto) e Verão 90. Também fez novelas na Record (como Os Mutantes) e seu trabalho mais recente na TV é na RedeTV!, onde apresenta um programa de games. Aliás, a aproximação de Mário Frias com o governo veio de seu interesse em criar uma competição interescolar. (Com informações da Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário