
20 de junho, de 2020 | 08:00
Ônibus terão quatro modelos de horário em Ipatinga
Gerente administrativo da Saritur explica como serão horários para os dias em que o comércio estiver aberto e dias com lojas fechadas, sábado e domingo
Arquivo DA
A expectativa é que na segunda-feira (22) os novos horários sejam divulgados aos passageiros

Com a nova flexibilização do comércio não essencial em Ipatinga, que passou a valer nesta sexta-feira (19), os horários de ônibus no município terão alteração para atender a demanda de passageiros. Conforme a decisão do Comitê Gestor de Crise, os estabelecimentos não essenciais poderão funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 18h. E, como antes os diversos segmentos do comércio varejista estavam fechados (sendo mantidos apenas os serviços essenciais), a demanda de passageiros era menor, o que já não é mais realidade desde este fim de semana.
Em entrevista ao Diário do Aço, o gerente administrativo da Saritur, Anivair Dutra, informou que nesta sexta-feira (19) já houve um reforço na frota de ônibus para atender a quantidade de passageiros. Estamos planejando um novo quadro com essa reabertura do comércio. A ideia é criar quatro modelos de horários especiais. Um modelo para as segundas, quartas e sextas-feiras, dias em que o comércio tiver aberto. Outro para terças e quintas [quando o comércio ficará fechado]. Um modelo para sábado e outro para domingo”, contou.
Anivair também afirmou que, a partir de segunda-feira (22), os modelos de horário de ônibus em Ipatinga poderão ser conferidos no site www.meubuse.com.br. Estamos montando ainda os horários. Vamos observar como foi o movimento nesta sexta-feira para ter uma base e, na segunda-feira (22), tenho expectativa de que já estarão disponíveis os horários no site para os interessados. No entanto, pelo aplicativo Meu Buse, ainda não será possível acompanhar os horários, apenas pelo site www.meubuse.com.br mesmo”, disse.
Queda na demanda
O gerente administrativo da Saritur acrescentou que, desde a primeira vez que o comércio foi fechado nesse ano, houve uma redução no número de passageiros, já que muitas empresas diminuíram o número de funcionários para se adequar ao cenário de pandemia. Tivemos uma queda de 60% de passageiros ao longo desse tempo. Eu acredito que irá demorar para voltar a quantidade normal de passageiros. Com isso, tentamos atender a demanda no município conforme o funcionamento do comércio”, contou.
Medidas preventivas
Para evitar a transmissão do novo coronavírus, o transporte coletivo segue um protocolo de higienização e controle em Ipatinga. Conforme já divulgado pelo governo municipal, os profissionais do transporte coletivo passam por inspeção inicial e, se tiverem com algum sintoma, não podem trabalhar; além de higienização das mãos e do ônibus, que passa por processo de limpeza, seja no fim do dia ou nos intervalos das viagens. Além disso, os ônibus não poderão rodar com passageiros em pé e só receberão pessoas até o limite de cadeiras. Todos os funcionários já receberam máscaras e orientações de utilização e higienização das mãos, conforme informado pela gerência da Saritur.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Alguém
23 de junho, 2020 | 22:26Boa noite!Já que vc Anivair Dutra criou três novos modelos de ônibus pra atender a população, pq vc não cria estes horários colocando a linha 401 com itinerário até o Pedra Branca, onde existe funcionários da Usiminas e do Pronto Socorro Municipal largando trabalho as 19 horas,é uma injustiça colocar o ônibus somente com horário das 21 até o Pedra, e quem larga trabalho as 19 Tem q pegar moto táxi ou ficar prantrado3na rua.Pense nisso e altere o itinerário até Pedra Branca ou crie um horario.”
Alguém
23 de junho, 2020 | 22:21Boa noite!Já que vc Anivair Dutra criou três novos modelos de ônibus pra atender a população, pq vc não cria estes horários colocando a linha 401 com itinerário até o Pedra Branca, onde existe funcionários da Usiminas e do Pronto Socorro Municipal largando trabalho as 19 horas,é uma injustiça colocar o ônibus somente com horário das 21 até o Pedra, e quem larga trabalho as 19 Tem q pegar moto táxi ou ficar prantrado3na rua.Pense nisso e altere o itinerário até Pedra Branca ou crie um horario.”
Iolanda Rodrigues Macena Euvanos Pereira Silva1
21 de junho, 2020 | 21:12So espero que a linha nova esperanca (via centro e hospital ) esteja incluida . E nao se esqueca tambem que nao esxiste so o comercio do centro que precisa dos onibus . Exitem varios moradores que trabalham no horarios noturno de 20 hrs tds os dias .”
Ivete
21 de junho, 2020 | 08:35Ontem li uma reportagem que o Vale do Aço esta em as 3 principais regiões que tem a grande probabilidade de entrar em lockdow pelo número de mortos que hoje é o maior por número de habitantes em toda MG 6 mortes por cada 100 mil habitantes e principalmente por não ter leitos suficientes para tratar as pessoas. Porém, antes li o Prefeito falando que Ipatinga não ia entrar em lockdow mesmo os números gritantes dos casos e mortes aumentado, na mesma reportagem Zema fala que o projeto Minas Consciente é contra a volta do comércio em.Ipatinga que o prefeito esta indo cobtra as recomendações que é apenas do comércio essencial, agora pessoal aumentando linhas de ônibus. Em qual planeta Ipatinga esta vivendo, acorda povo! Siga exemplos de cidades com sucesso contra o vírus, deem valor a vida de vocês, porque claramente o Prefeito esta cagando para os cidadãos, esta preocupado com a elite de Ipatinga que tem grana pra se tratar, veja se quem esta morrendo é comerciantes....”
Jose Camilo Goncalves
21 de junho, 2020 | 06:19So acho que teria que por um onibus pra cada pessoa ou entao um micro onibus.assim manteria a distancia”
Jéssica
21 de junho, 2020 | 01:21A união de linhas também tem dado problemas, como por exemplo o 803 de 7:10hs que sai do Campo do Iatamarty para o Centro, e faz a linha do 801. Diversas vezes quando passa pelo Tiradentes e vai subir para o batalhão, não tem mais vagas para passageiros sentados. E os motoristas acabam levando passageiros em pé. Tem horários tipo esses que mesmo com a pandemia não poderia ser 1 só ônibus para essas duas linhas.”
Tais
21 de junho, 2020 | 00:21É um deboche com a população falar que a demanda de passageiros caiu 60%, sendo em qualquer horário que for observado, sempre há pessoas que ficam nos pontos esperando pq o ônibus já completou a capacidade. Em horários de pico, de 16 as 18:30 mais ou menos, a maioria dos ônibus atingem a capacidade no segundo ponto em que param no Centro. Algumas linhas foram cortadas, como o 602. Queria saber se a opinião do diretor acima seria a mesma se ele também precisasse do transporte público.”
Eu
20 de junho, 2020 | 21:07Acho q pelo menos nos dias q o comércio abrir os ônibus deveriam rodar com mais horários e reforços se preciso,e o ponto final do Barra Alegre fosse no Pedra Branca, pois largo trabalho as 19 e nao tem onibus ate o Pedra Branca, assim como eu,tem outros trabalhadores q precisam do onibus ate o final do bairro.”
Marley
20 de junho, 2020 | 20:57Tem horário de duas linhas que a bem tempo são fantasmas. Consta 803 saindo do bairro as 10hs, mas ele nunca existiu e este 601 de 11:20 também saindo do bairro não é confiável eles cortam ele sem nenhum aviso. Desrespeito com o usuário em meio a esse caos.”
Marley
20 de junho, 2020 | 20:48Tem horário de duas linhas que a bem tempo são fantasmas. Consta 803 saindo do bairro as 10hs, mas ele nunca existiu e este 601 de 11:20 também saindo do bairro não é confiável eles cortam ele sem nenhum aviso. Desrespeito com o usuário em meio a esse caos.”
Rose
20 de junho, 2020 | 19:01Hoje fiquei 2 horas eaperando ônibus aff”
Zélia
20 de junho, 2020 | 16:56Boa tarde
Está que a demanda d passageiros diminuiu com comércio fechado e mentira pq saio do serviço as 16:20 e inúmeras vezes os ônibus lotados e não tendo vaga p quem tava saindo do trabalho,já fiquei foi mais de uma hora esperando vim ônibus com vaga.
Revoltante uma coisa dessa povo sem noção saindo p bater perna e quem realmente precisa usar o ônibus fica para traz.Hoje por exemplo 301 de 13:10 tava cheio e o comércio não essencial não estava aberto.”