19 de junho, de 2020 | 17:04

População aprova reabertura do comércio

Clientes não perderam tempo e foram ao Centro de Ipatinga nesta sexta-feira, primeiro dia de flexibilização do comércio não essencial

A reabertura do comércio movimentou o Centro de Ipatinga nesta sexta-feira (19). A atividade comercial foi retomada às 8h, com permissão para funcionamento até 18h. Conforme decreto municipal, as lojas podem abrir as portas às segundas, quartas e sextas-feiras, nesse horário, em razão da flexibilização permitida pelo prefeito Nardyello Rocha (Cidadania), após reunião do Comitê Gestor de Crise, na última terça-feira (16).

Bruna Lage
Família aproveitou a reabertura do comércio para colocar as compras em diaFamília aproveitou a reabertura do comércio para colocar as compras em dia
O senhor Antônio dos Santos, acompanhado da esposa, Luciene dos Santos e da neta Yasmin, aproveitou para comprar roupas e também um brinquedo novo para a pequena. “Foi muito bom poder vir ao Centro, poder ver os produtos e comprar. Claro que percebemos o movimento maior, mas estamos de máscara e tomando os cuidados necessários”, asseguram.

A lojista Patrícia Lorraynne trabalha com vestuário, mas no bairro Limoeiro, e esteve na área central da cidade para pagar contas. “Vim porque precisei resolver problemas, mas é bom poder ver gente também, né? Eu que tenho loja sei que o cliente prefere comprar no local, poder pegar e ver a peça. Alguns até desistem de levar quando não podem fazer isso. Então eu vejo com bons olhos essa reabertura sim”, relata.

A trabalhadora informal Joana Silva quis aproveitar as lojas de vestuário. “Estou sem roupa de frio em casa. Meu guarda-roupas estava precisando de um reforço. Ainda bem que pude comprar na loja física, experimentar e isso é sempre melhor”, avaliou.

Bruna Lage
Filas foram percebidas na porta de alguns estabelecimentosFilas foram percebidas na porta de alguns estabelecimentos
Abre e fecha

O funcionamento do comércio em Ipatinga voltou a enfrentar restrições, com novo fechamento do comércio de rua, no dia primeiro de junho, logo após a disparada dos números de casos positivos e pessoas que tiveram complicações de saúde por causa da infecção com a covid-19. Desde então somente estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, conforme estabelece decreto federal, puderam funcionar, adequados às medidas de afastamento das pessoas e higienização. Com as medidas anunciadas na reunião da última terça-feira, até o dia 17 de junho bares, lanchonetes e restaurantes funcionarão apenas com o sistema de entrega por encomendas (delivery).

ACP

No fim da tarde dessa sexta-feira circulou uma informação segundo a qual uma Ação Civil Pública (ACP) iria pedir novamente o fechamento do comércio de rua em Ipatinga, em função da volta da aglomeração de pessoas e do crescimento dos índices da pandemia de covid-19. Entretanto, até o fechamento dessa edição essa informação não foi confirmada por fontes no Ministério Público e no Judiciário.



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosaria Alves

20 de junho, 2020 | 22:31

“Acho que deveriam esclarecer pra gente essa contágem de doentes.Quando dizem 100 novos casos em um dia acredito que seja resultado de testes realizados,muitos já se curaram,estão em quarentena em casa ou já morreram.Se fossem ficar internados todos esses casos que divulgam todos os dias precisaria de uns 10 hospitais e o Hospital de Campanha de Ipatinga (Graças a Deus) ainda nem foi usado”

Adriana

20 de junho, 2020 | 10:47

“Prefeito olhe com carinho a situação dos bares e lanchonetes. Nessas áreas o desemprego já está altíssimo e muitos estão fechando as portas”

Maria

19 de junho, 2020 | 23:36

“E maravilhoso ver o centro com vida novamente”

Neneco

19 de junho, 2020 | 19:49

“O povo vai todo de uma vez pois não tem verdade que dura 10 minutos sobre o Covid 19. Daqui a pouco manda fechar de novo. Mas acho que não justifica a família inteira ir de uma vez pra rua. Temos que ter paciência e esperar um pouco mais, saindo somente um membro da família que isto vai passar.”

Romeu Carlos

19 de junho, 2020 | 17:38

“Enquanto ficar nessa de abre dia sim,dia nao,vai ser isso mesmo,Covid19 nao escolhe dia,libera o comercio de segunda a sabado em horario prolongado,resolve isso!Problema e ter pulso para tomar decisao,fica esse comite sem preparo louco p fechar tudo,para ficar multando comerciante,quem ta louco p fechar tudo com certeza,e aposentado,esta no grupo de serviços essenciais,tem bom poder aquisitivo,o restante ta sofrendo!”

Envie seu Comentário