Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de junho, de 2020 | 09:40

O Mestre da Farinha

Curta premiado está disponível durante Festival Fartura

Leandro Miranda/Divulgação
Seu Bené e a família, em Bragança, no Pará, é o Seu Bené e a família, em Bragança, no Pará, é o "O Mestre da Farinha"
Assistir a um bom filme em casa tem sido a diversão de muita gente, nestes tempos de pandemia do coronavírus. E por isso, o Festival Fartura de 2020 disponibiliza gratuitamente a produção "Mestre da Farinha", premiado internacionalmente.

Até este domingo (21), o 1º Festival de Gastronomia e Cultura (Fartura) leva à casa dos brasileiros uma programação com 48 horas de atrações especiais, e todo o conteúdo poderá ser acessado no site www.farturabrasil.com.br.

Parte do DNA da plataforma Fartura - Comidas do Brasil, as viagens da expedição acompanham toda a cadeia produtiva dos principais ingredientes que são utilizados da gastronomia brasileira, desde a sua origem até chegar ao prato.

Em mais de 100 mil km percorridos, 260 cidades visitadas e 600 pessoas entrevistadas, a plataforma conheceu o Seu Bené, em Bragança, no Pará. Personagem principal do filme "O Mestre da Farinha", o pequeno produtor mantém uma tradição amazônica centenária e produz a mais famosa farinha da região com a mandioca que cultiva no seu próprio quintal.

Leandro Miranda/Divulgação
A farinha é produzida artesanalmente, de forma tradicionalA farinha é produzida artesanalmente, de forma tradicional
Dirigido por Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produzido por Adriana Benevenuto, o curta conquistou prêmios como o Japan World's Tourism Film Festival e Art & Tur 2019, em Portugal, e pode ser assistido até domingo, gratuitamente.

As histórias descobertas nas viagens da Expedição Fartura também viraram livros da série "Expedições do Brasil Gastronômico", que ganharam o Prêmio Jabuti de 2014, e estarão disponíveis para venda on-line durante a programação do Festival Fartura 2020.

O Festival Fartura 2020 oferece uma ampla programação com música, teatro, conteúdo infantil, vídeos de DIY e o melhor da gastronomia brasileira com chefs famosos! Confira a programação completa do Festival Fartura de 2020 no link https://farturabrasil.com.br/.

O que é:
A Plataforma Fartura - Comidas do Brasil pretende mapear o caminho dos ingrediente usados na culinária brasileira, da origem ao prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público e criar novas conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Leandro Miranda/Divulgação
O Fartura percorre o país pesquisando ingredientes alimentaresO Fartura percorre o país pesquisando ingredientes alimentares
O projeto inclui Expedições Fartura, viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

O conhecimento é oferecido no site e redes sociais, vídeos e livros, programas de rádio e projetos customizados. A celebração do projeto são os festivais, com o público se encontrando com produtores, chefs e estudiosos da gastronomia.

Em Minas Gerais, os eventos ocorrem em Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro e Tiradentes. E vão ainda a Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Fortaleza, além de Lisboa, em Portugal.

Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que consumiram mais de dois milhões de pratos, 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário