18 de junho, de 2020 | 16:00

Os 70 anos do Maracanã

Aurélio Caixeta

Divulgação
Aurélio CaixetaAurélio Caixeta
Maior palco do futebol brasileiro, o estádio do Maracanã completou 70 anos na terça-feira (16). Comparado ao Coliseu de Roma pelo ex-presidente Jules Rimet, da Fifa, e chamado de Templo do Futebol por muitos torcedores, o Estádio Mário Filho passou por inúmeras transformações ao longo de sete décadas de história. Agora, o complexo passou por um processo criterioso de desinfecção e higienização para voltar a sediar jogos, ação fundamental pelo fato estar abrigando, em seu entorno, um hospital de campanha para atender pacientes infectados pelo coronavírus.

Quando foi inaugurado, em 16 de junho de 1950, o estádio era o maior do mundo e tinha capacidade para receber 200 mil pessoas, quase 10% da população do Rio, de acordo com o censo da época. A última grande reforma no Maracanã foi concluída em 2013, custou mais de um bilhão de reais aos cofres públicos e reduziu sua capacidade máxima de 200 mil para 78 mil torcedores. O recorde de público é de 199 mil espectadores, registrado na final da Copa do Mundo de 1950. Hoje, o estádio já não é mais o maior do mundo e não consta sequer entre os 20 maiores em capacidade de público. Mas para os brasileiros, ele continua sendo o eterno Templo do Futebol.

REFORÇOS NO GALO
O técnico Jorge Sampaoli, logo após ter sido contratado, solicitou e a diretoria alvinegra concordou que seriam contratados de 12 a 13 reforços. Até o momento foram contratados cinco deles - Leo Sena, Alan Franco, Marrony, Bueno e Keno - e estão adiantadas as negociações para as contratações de mais um atacante, um meia e outro zagueiro. Com esses aí seria fechado o grupo para a temporada. Ainda não estaria de acordo com o combinado, mas convenhamos que, em meio a uma crise dessas, ter grande parte do pedido atendido já está de bom tamanho, não acham?

CRUZEIRO DESCONTRATA
Ao contrário do seu rival, pelos lados da Raposa só de fala em vendas, dispensas e empréstimos. De acordo com o técnico Enderson Moreira, outras vendas virão, fato deixado claro nas conversas mantidas com o presidente Sérgio Santos Rodrigues. Enderson afirma que o elenco atual é qualificado para a disputa, mas não descarta a possibilidade da contratação de reforços. Há pouco saíram o zagueiro Edu, vendido ao Athletico do Paraná, Edilson e Robinho, dispensados, Rafael Santos emprestado à Chapecoense, Jhonata Robert retornou ao Grêmio e Joel encerrou contrato.

Quem mais vai sair? A torcida fica com a “pulga atrás da orelha”. Quando será que o time vai contratar reforços para voltar a jogar em alto nível e sonhar com o seu principal objetivo na temporada, que é voltar à Série A do Brasileiro no ano de seu centenário? No panorama atual esse sonho fica cada vez mais longe. A equipe vai começar a disputa do difícil campeonato da Série B com seis pontos a menos, e vai ter que amargar umas três ou quatro rodadas na zona de rebaixamento. Ainda assim, os celestes devem superar os desafios mais difíceis, coisa que torna as vitórias ainda mais saborosas. É isso que a fiel torcida azul espera, e pelo que torce.

UMAS E OUTRAS...
- O Botafogo e o Fluminense estão na bronca. A direção do Fogão e do Tricolor não concordam com o retorno imediato do Campeonato Carioca agora e afirmam que não vão entrar em campo, mas sim, na justiça. Vamos ver no que vai dar essa briga.

- E os times do interior de Minas, como vão ficar se o Campeonato Mineiro retornar mesmo no dia 26 de julho? O presidente da FMF garante que todos estarão em campo, mesmo os que já desmontaram as suas equipes, como a URT, Caldense, Patrocinense e Villa Nova. Eu acho isso pouco provável, mas em se tratando de futebol, tudo pode acontecer. No Módulo B, o do Ipatinga, onde o Tupi já “jogou a toalha” e desistiu da competição, a situação é mais complicada ainda.

- Aloísio Basílio, ex-jogador profissional, preparador físico e técnico de futebol consagrado, será entrevistado neste sábado, às 10h, na Rádio Coração de Jesus FM 98,7. Ele tem muitos títulos na carreira e muitas histórias boas para contar. Se liguem.

Contatos com a coluna: e-mail - caixeta.auré[email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário