18 de junho, de 2020 | 15:00

Aeroporto da Pampulha será transferido para o Governo de Minas

Gil Leonardi / Imprensa MG
Governador Romeu Zema participou da assinatura da portaria que regulamenta a delegaçãoGovernador Romeu Zema participou da assinatura da portaria que regulamenta a delegação

O governador Romeu Zema participou nesta quarta-feira (17), por videoconferência, da assinatura da portaria em que a União delega o Aeroporto da Pampulha, localizado em Belo Horizonte, para o Estado de Minas Gerais. A portaria assinada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, revoga a atribuição da Infraero de administrar o aeroporto.

Também foi assinado um convênio entre o Ministério da Infraestrutura e o Governo de Minas que formaliza o processo de transferência, que deve ocorrer até 31 de dezembro deste ano. As equipes técnicas dos governos federal e estadual já estão trabalhando em conjunto para efetivar a transferência da exploração do aeroporto. O período da outorga será de 35 anos.

Modelo

“A ideia é avaliar o melhor modelo a ser empregado na futura concessão do equipamento. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) realizará estudos que permitirão identificar uma alternativa para a exploração do aeródromo que melhor se harmonize com as políticas de desenvolvimento do vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e com a própria operação do Aeroporto de Confins, recentemente qualificado como Aeroporto Indústria”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos.

Para tanto, nas próximas semanas será lançado um Procedimento de Manifestação de Interesses (PMI) que permitirá obter, junto ao mercado, propostas de uso para a Pampulha, que reflitam a melhor solução em nível local, por exemplo, a exploração da aviação executiva, de um centro de convenções, entre outras possibilidades.

A Infraero continuará responsável pela operação até dezembro de 2020, sem qualquer ônus para a administração estadual e, depois desse prazo, o Estado de Minas Gerais poderá optar se ficará definitivamente com o aeródromo ou se ele retornará para a União e seguirá na 7ª Rodada de Concessões do Governo Federal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rdish

19 de junho, 2020 | 11:48

“A concorrência é importante, mas nesse caso, a melhor estratégia era ter concedido os dois aeroportos, Confins e Pampulha, num pacote só. Acreditem, não há demanda suficiente para tornar viáveis dois aeroportos, como em São Paulo e no Rio. Se a gestão fosse única, os dois aeroportos poderiam se complementar.”

André Luiz Costa Ferreira

18 de junho, 2020 | 21:53

“O Estado está quebrado. A União também. A Infraero está proibida de aceitar voos regulares para a Pampulha. Anastasia e Aécio Neves em conchavo com BHAirport. E os jornais só se preocupam com covid-19.”

Envie seu Comentário