18 de junho, de 2020 | 10:31

Ars Nova homenageia maestro

Coral da UFMG grava vídeo com peça de Carlos Alberto Pinto Fonseca

O Ars Nova - Coral da UFMG está comemorando o aniversário do maestro e compositor Carlos Alberto Pinto Fonseca, que liderou o coral durante 41 anos. Em sua homenagem, o Ars Nova lançou um vídeo com o coro virtual de Ponto de Oxum - Iemanjá, obra composta por Carlos Alberto em 1965, que já pode ser assistido em https://youtu.be/4XUHW4fYJO0.

A obra exemplifica a espiritualidade que marca a obra de Carlos Alberto, nesse caso, através da temática afro-brasileira. O maestro buscava fazer a interlocução entre diferentes culturas, assim como entre a música popular e a chamada música erudita.

O coro virtual é uma produção à distância, em contexto de trabalho remoto adotado a partir de março de 2020, com à pandemia global da Covid-19.

Arquivo Ars Nova
Carlos Alberto Pinto Fonseca dirigiu o Ars Nova por 41 anosCarlos Alberto Pinto Fonseca dirigiu o Ars Nova por 41 anos
Sua realização tem parceria da Escola de Música e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Os vídeos anteriores, com a obra sacra Agnus Dei, da compositora Emily Doll, e as canções Apesar de Você, de Chico Buarque, e MLK, do U2, estão disponíveis no youtube do Ars Nova.

Quem foi:
Carlos Alberto Pinto Fonseca nasceu em Belo Horizonte, em junho de 1933. Estudou no Conservatório Mineiro de Música, mudou-se para São Paulo e depois para Salvador, onde se formou em Regência Coral.

Depois foi cursar Especialização em Regência de Orquestra na Alemanha e morou na Itália. Voltou ao Brasil em 1963, integrando-se ao Ars Nova.

Fundado em 1959, o coral fez mais de 20 excursões no país e no exterior, participou do Concurso Polifônico Internacional Guido d’Arezzo, Festival de Coros de Atenas e Festival Internacional de Música de Cantonigròs.

Fez aproximadamente 1.400 apresentações em 79 cidades de 12 estados brasileiros, e em mais 66 cidades de 17 países, em palcos como o do Lincoln Center (Nova York) e a Casa de Ópera Teatro Municipal (Ouro Preto).

O Ars Nova gravou oito trabalhos, incluindo o LP da Missa Afro-Brasileira, composição de Carlos Alberto Pinto Fonseca, em 1987, e a estreia mundial da obra Réquiem de Durante, de Francesco Durante (1684-1755), em 2000.

A convite do reitor Aloísio Pimenta, o Ars Nova passou a integrar a Universidade Federal de Minas Gerais. Carlos Alberto Pinto Fonseca faleceu em 2006.

Beatriz Cordeiro/Divulgação/ACS Ars Nova
O maestro Lincoln Andrade é o atual condutor do Ars NovaO maestro Lincoln Andrade é o atual condutor do Ars Nova
Sobre o Ars Nova
O Coral Ars Nova representando a cultura brasileira e a UFMG no Brasil e no exterior.

Atualmente sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais e do Brasil, além de estrear diversas obras contemporâneas brasileiras.

Lincoln Andrade nasceu em Leopoldina (MG), fez doutorado em Regência na Universidade do Kansas e mestrado em Regência na Universidade de Wyoming, ambas nos Estados Unidos.

É licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na UFMG, coordenador e regente do Ars Nova - Coral da UFMG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário