18 de junho, de 2020 | 10:09

Delegacia Regional de Itabira passa a atender em uma nova sede

O empreendimento que abrigará a sede única da Delegacia de Polícia Civil de Itabira conta com três prédios e possui, aproximadamente, 1.000 m² de área construída

Divulgação
Delegacia Regional de Itabira passará a funcionar em um prédio na avenida Prefeito Li Guerra, no bairro Praia, em Itabira Delegacia Regional de Itabira passará a funcionar em um prédio na avenida Prefeito Li Guerra, no bairro Praia, em Itabira

Já está em funcionamento a nova sede da Delegacia Regional da Polícia Civil, em Itabira. Com obras concluídas, o novo prédio que abrigará todas as unidades da delegacia foi entregue e aberto ao atendimento ao público. O prédio foi construído com o objetivo de sanar as históricas necessidades físicas e estruturais das unidades policiais da Polícia Civil de Minas Gerais no município.

Atendendo a um pedido do Delegado Regional da Polícia Civil em Itabira, Helton Cota Lopes, bem como a um antigo anseio da população, a Prefeitura de Itabira alugou um imóvel recém-construído na avenida Prefeito Li Guerra, no bairro Praia, a fim de concentrar todas as unidades e serviços da Delegacia Regional de Polícia Civil em um único lugar. Na tarde desta quarta-feira (17), o prefeito Ronaldo Magalhães esteve no local e conheceu as estruturas.

As obras do imóvel foram possíveis por meio de uma parceria entre o Município e a Pereira Sampaio Participações, empresa proprietária da área da edificação e responsável pela construção do prédio.

A cooperação entre a entidade pública e a privada ocorreu por um tipo de contrato de aluguel conhecido como “locação por demanda” ou built to suit (construído para servir), que determina que o dono do imóvel (o locador) construa ou faça reformas em conformidade com as necessidades do locatário que, por sua vez, encomenda a construção para posteriormente alugá-lo.

Para o prefeito Ronaldo Magalhães, as novas instalações proporcionarão aos servidores da Polícia Civil e usuários mais conforto e qualidade nos trabalhos desenvolvidos.

O empreendimento que abrigará a sede única da Delegacia de Polícia Civil de Itabira conta com três prédios e possui, aproximadamente, 1.000 m² de área construída. Soma-se a isso, a localização estratégica do local (avenida Prefeito Li Guerra), além do espaço físico e topografia ideal para abrigar todas as demandas da Polícia Civil, como acessibilidade e espaço para vistorias de veículos sem ocupar as vias urbanas, por exemplo.

O prédio 1, em estrutura metálica, possui 623,54 m² e é composto por quatro celas, 13 banheiros de uso interno, dois públicos com acessibilidade para deficientes e um exclusivo para deficientes; área de circulação, ambiente coberto para embarque e desembarque, recepção e 34 repartimentos distribuídos em salas de reuniões, depósitos, almoxarifado, arquivo, coordenação de trânsito e identificação, gabinetes para delegados, assessores, inspetores e cartórios.
Nesta quarta-feira (17), o prefeito Ronaldo Magalhães (à direita) com o delegado regional Helton Cota, esteve no local e conheceu as estruturasNesta quarta-feira (17), o prefeito Ronaldo Magalhães (à direita) com o delegado regional Helton Cota, esteve no local e conheceu as estruturas

O prédio 2 tem cerca de 158,03 m². A construção abriga a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), possui áreas de convivência, serviço, depósitos de material de limpeza (DML) e para perícia, refeitório, quatro salas, espaços para administrativo e laboratório de perícia, balística e três banheiros (dois para deficientes).

Já o prédio 3 possui depósito cartório, legislação, banheiro e local para vistoria, em uma área de 1714,60 m².

O empreendimento conta ainda com 70 vagas para estacionamento de veículos em área descoberta e cinco vagas cobertas, bem como área para fila de vistoria, todos em piso intertravado de concreto.

“Esta sede foi totalmente projetada para atender todas as necessidades da Polícia Civil e também da população do município e das outras dez cidades abrangidas pela Delegacia Regional de Itabira. O nosso espaço está totalmente adaptado a tudo que precisamos. Uma das vantagens que observamos é que todo serviço ofertado pela Polícia Civil em Itabira vai se concentrar em um único local. Anteriormente éramos divididos em dois prédios e, muitas vezes, o cidadão tinha o dissabor de se deslocar de um local para outro”, destacou Helton Lopes.

Restrições por causa da pandemia

O delegado regional acrescenta que o atendimento ao público na PCMG é feito dentro das orientações técnicas no momento de prevenção à pandemia de covid-19. Para isso foi disponibilizado um canal de comunicação via email e telefone, conforme as normas estipuladas pelo Estado, e as pessoas atualmente só comparecem à delegacia em caso estritamente necessário. Para os atendimentos do setor de Trânsito são feitos agendamentos.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bolsonaro

18 de junho, 2020 | 18:54

“SE FOSSE EM UM PAÍS DO BEM ESTARIAM ABRINDO UMA NOVA ESCOLA. INFELIZMENTE A VAGABUNDAGEM SE ALASTROU......E PARECE QUE OS POLÍTICOS ADORAM. NA VERDADE CADEIA GERA DIN DIN NÉ?”

Envie seu Comentário