17 de junho, de 2020 | 14:00

Campeonato Mineiro pode ser retomado no dia 26 de julho

Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais vai avaliar proposta da FMF e definir se dá ou não o aval para continuidade do certame

Divulgação FMF
Ideia é encerrar o Estadual em 16 de agosto; jogos seriam em apenas uma cidade, com portões fechados e todos os profissionais serão testados para covidIdeia é encerrar o Estadual em 16 de agosto; jogos seriam em apenas uma cidade, com portões fechados e todos os profissionais serão testados para covid

A proposta de dar continuidade ao Campeonato Mineiro no dia 26 de julho, e encerrá-lo em 16 de agosto, foi encaminhada pelo presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, ao Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG). A ideia de retomar o certame nessa data foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (17), na Cidade Administrativa, ocasião em que Aro entregou sua proposta. O encontrou contou com a participação do secretário de saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral; dos médicos de América, Atlético e Cruzeiro; do presidente da FMF; e do deputado estadual Zé Guilherme, presidente da comissão de esportes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A proposta da FMF agora será avaliada pelo COES-MG, que deverá dar a resposta nos próximos dias. Segundo Aro, os representantes da Secretaria de Saúde estão otimistas quanto ao retorno do Estadual.

A proposta de retomada do Estadual inclui, além de jogos com portões fechados, fazer as últimas rodadas em uma única cidade e testar todos os profissionais envolvidos nas partidas.

Arbitral

Adriano Aro ressaltou que o regulamento permanecerá o mesmo, inclusive com a realização do Troféu Inconfidência e rebaixamento. "Teremos na primeira semana a 10ª e a 11ª primeira rodadas. Depois disso, na segunda semana, nós teremos as semifinais. E, na terceira semana, as finais. Paralelamente às semifinais, nós teremos a realização também do troféu Inconfidência. O que nós temos é apenas uma alteração de datas e a adoção de medidas de higiene e segurança paliativas para tentar combater a covid-19", explicou.

Dificuldades no interior

Embora muitos clubes do interior mineiro tenham enfrentado dificuldades financeiras desde a paralisação do Estadual, ocorrida no dia 15 de março, como manter seus elencos durante a crise, o presidente da FMF garantiu que todos são favoráveis à volta do certame. "Eu conversei com os 12 clubes que disputam o Campeonato Mineiro e todos os presidentes estão cientes dessas condições. Antes de vir conversar com o secretário de Estado, eu falei aos clubes qual era a proposta da federação. Todos se mostraram favoráveis e disseram estar aptos. Aqueles (clubes) que já desfizeram (o elenco), muitos têm acordos com seus atletas e estão prontos para, tão logo seja fixada essa data de realização das partidas oficiais, convocar seus atletas e retomar os treinamentos para que possam estar aptos para o dia de realização dos jogos", destacou Aro.

Clubes como Villa Nova, Caldense, URT e Patrocinense dispensaram seus jogadores por falta de perspectiva de quando o Mineiro voltaria.

Pandemia em Minas

No dia da realização do encontro sobre o futuro do futebol em Minas, o Estado registrou 23.347 casos confirmados para covid-19 e 537 óbitos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário