17 de junho, de 2020 | 10:10

Sociedade de Pediatria condena invasão de hospitais

SBP alerta sobre riscos associados ao acesso não autorizado às áreas de internação de pacientes com covid-19

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, na terça-feira (16), nota de alerta destinada a orientar a população sobre a importância do cumprimento integral das regras de conduta estabelecidas pelas unidades de saúde que prestam atendimento aos pacientes com suspeita ou infecção confirmada de covid-19.

Na publicação, cuja integra pode ser vida aqui. a entidade ressalta que o desrespeito às normas de segurança hospitalar, sobretudo o acesso não autorizado às dependências dos centros médicos, configura um grave risco à saúde e à vida.

A nota foi divulgada depois de vídeos postados na internet em que apoiadores do governo de Jair Bolsonaro aparecem nas portas de hospitais para “fiscalizar” se leitos destinados ao atendimento a pacientes de covid-19 estão realmente ocupados.

“A entrada sem autorização em áreas restritas do hospital representa uma ameaça flagrante ao bem-estar físico e mental dos médicos e demais profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Mesmo nos casos em que não há agressão corporal, práticas de desacato à autoridade médica contribuem para deteriorar a saúde psicológica dos especialistas brasileiros, já tão exauridos em função do máximo nível de estresse a que estão expostos atualmente”, destaca a presidente da SBP, a médica Luciana Rodrigues Silva.

De acordo com a nota da entidade, além de representar um risco à equipe de assistência, o descumprimento das normas de conduta hospitalar – deflagrada principalmente por parte de familiares – também coloca em risco a saúde dos pacientes de covid-19.

Desestabilização

“O processo de recuperação dos internados, em especial em unidades de terapia intensiva (UTIs), depende da oferta de ambiente favorável. O acesso não autorizado e em clima de desrespeito é elemento de desestabilização nessas unidades, podendo desencadear processos indesejados, como demora na recuperação, surgimento de outros sinais e sintomas, agravamento de quadros clínicos e até a morte, em casos extremos”, cita o texto.

Além disso, aponta a SBP, a entrada não autorizada em ambiente hospitalar restrito coloca os próprios visitantes em risco de contaminação, ameaçando sua saúde e das pessoas com quem eles mantêm contato (familiares, amigos e colegas de trabalho).

Conforme conclui a nota de alerta, eventuais suspeitas de inadequações na assistência de pacientes devem ser levadas aos órgãos de fiscalização, para a aplicação de providências com base em protocolos legais. Dentre essas instâncias, estão o Ministério Público, a Defensoria Pública, os tribunais de contas e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Todas as orientações da SBP a respeito da covid-19 estão no site da SBP.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário