Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de junho, de 2020 | 15:15

Retomada do Campeonato Carioca é liberada pela Prefeitura do Rio

Reprodução Twitter Flamengo
Flamengo e Bangu devem fazer na quinta-feira o duelo que marca a volta do certameFlamengo e Bangu devem fazer na quinta-feira o duelo que marca a volta do certame

Depois de três meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Campeonato Carioca 2020 pode ser retomado. A autorização foi dada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, nesta terça-feira (16). Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo apresentou a segunda fase de flexibilização, que tem início nesta quarta-feira na capital fluminense.

Esta nova etapa permite a realização de jogos com portões fechados. Com o aval da Prefeitura, o certame pode ser retomado já nesta quinta-feira (18); porém, ainda é necessário o ok da federação de futebol local. Crivella ainda disse que o presidente da República, Jair Bolsonaro, informou que irá assistir à partida Flamengo x Bangu no Maracanã, duelo que deverá marcar o retorno da competição.

Clubes divergem

Liderados pela Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj), os dirigentes dos 12 clubes da Série A reuniram-se virtualmente mais uma vez e, mesmo sem consenso, deixaram encaminhada a possibilidade de um Flamengo x Bangu na próxima quinta-feira (18). O encontro começou no fim da tarde de segunda-feira (15) e seguiu até a madrugada de terça-feira (16).

Foram quase sete horas de debate, em busca de um consenso, que não foi alcançado, e pode levar o caso para a Justiça. Fluminense e Botafogo defendem o retorno em julho e ainda não começaram os treinos presenciais. No encontro, o Ministério Público reforçou a recomendação para que a competição só recomece em condições específicas.

O presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej Filho, não escondeu o descontentamento. “É uma decisão de profunda desconexão com a realidade. Infelizmente, a maioria dos clubes no Arbitral entendeu ser o momento de voltar a disputar jogos, a despeito do cenário caótico vivenciado. Fomos contrários. Além disso, a preparação física, após longo período sem contato com bola, precisa de um trabalho adequado. Acionei o Departamento Jurídico assim que acabou o Arbitral. O Botafogo vai buscar defender os seus interesses, caso as datas apresentadas sejam confirmadas. O futebol impacta sobremaneira a vida das pessoas e a mensagem para a sociedade que se deveria passar, neste momento, não é de competição ou disputas", afirma Mufarrej.

Contra o retorno

Na terça-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) recomendou novamente à Ferj, à Prefeitura e ao governo estadual que não retomem o Carioca. “Ainda que sem público nas praças esportivas, na atual ‘situação de emergência em saúde’ em que se encontra o Município do Rio de Janeiro, diante do congraçamento típico dos eventos desportivos, fatalmente incentivará a aglomeração de pessoas no entorno dos estádios e a quebra das regras de isolamento social e de prevenção à covid-19”, diz a entidade, em nota oficial. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na noite de segunda-feira (15), há 80.946 casos confirmados e 7.728 óbitos por covid-19 no estado do Rio de Janeiro.

O último jogo do Campeonato Carioca ocorreu no dia 16 de março, com a vitória do Madureira, por 2 a 1, sobre o Volta Redonda. (Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário