Fies: mantenedoras de ensino superior precisam cadastrar vagas para financiamento neste mês

Os processos seletivos do Fies 2020.2 passam a ser independentes dos processos seletivos do P-Fies

Divulgação


O sistema de inscrição do programa ficará aberto até o dia 23 de junho para as mantenedoras que desejam participar do Programa do Ministério da Educação (MEC)

Está aberto o período para as mantenedoras de instituições de ensino superior manifestarem interesse em ofertar vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2020. A novidade é que a partir desta edição os processos seletivos do Fies passam a ser independentes dos processos seletivos do P-Fies, que passa a ser regido por instrumento normativo próprio.

A realização da inscrição por parte das mantenedoras de ensino é o primeiro passo do processo seletivo do Fies. O sistema de inscrição do programa ficará aberto até o dia 23 de junho para as mantenedoras que desejam participar do Programa do Ministério da Educação (MEC).

Conforme o MEC, todos os procedimentos necessários à emissão e à assinatura do Termo de Participação por parte das mantenedoras deverão ser realizados exclusivamente por meio do sistema informatizado do Fies (SisFies), disponível no endereço eletrônico http://fiesoferta.mec.gov.br/.

Esse processo possibilita a oferta de vagas para o Fies por parte das mantenedoras de instituições de ensino superior. Feito isso, o MEC selecionará as vagas a serem ofertadas para, então, começar o período de inscrição dos estudantes e a classificação e pré-seleção dos candidatos.

Para isso, as mantenedoras deverão disponibilizar meio digital e sistema eletrônico apropriado para o envio de documentação e interação com os estudantes. Com a anuência das instituições de ensino e bancárias, o estudante poderá ser dispensado de comparecer presencialmente para a assinatura de documentos referentes ao contrato de financiamento do Fies.

“Essas medidas possibilitarão, inclusive, o cumprimento das regras de isolamento social estabelecidas em diferentes localidades do país”, destaca o diretor de Políticas e Programas da Educação Superior, Edimilson Costa Silva.

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação de financiamento estudantil destinado a financiar, prioritariamente, estudantes de cursos de graduação. Para concorrer às vagas é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de edições a partir de 2010.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO