Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de junho, de 2020 | 09:00

Comitê Gestor decide hoje se reabre o comércio em Ipatinga

Funcionamento das lojas estará novamente em pauta da reunião nesta terça-feira

Wôlmer Ezequiel
Nova reunião hoje vai definir se os estabelecimentos não essenciais poderão ou não voltar a abrir as portas ao públicoNova reunião hoje vai definir se os estabelecimentos não essenciais poderão ou não voltar a abrir as portas ao público

O Comitê Gestor de Crise se reunirá às 16h desta terça-feira (16), em Ipatinga. Mais uma vez, a situação do novo coronavírus (covid-19) e o aumento de registros de casos da doença serão debatidos, assim como as medidas tomadas para o enfrentamento da pandemia. O funcionamento do comércio também estará em pauta, como adiantado pelo prefeito Nardyello Rocha (Cidadania), após o último encontro do comitê, no dia 10 de junho.

Veja atualização da notícia:
Funcionamento do comércio em Ipatinga tem nova flexibilização a partir de sexta-feira, 19/6

O Comitê é constituído por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público e membros das entidades representativas do comércio (Aciapi e CDL).

No momento, somente os serviços essenciais podem abrir as portas para os clientes em Ipatinga. Os demais operam por meio de entregas (delivery).

Na ocasião, o prefeito explicou que Ipatinga aguardaria o fechamento do ciclo de 15 dias, com funcionamento somente do comércio essencial, conforme estabelecido em medida provisória pelo governo federal. "Se os números melhorarem, vamos reabrir na quarta-feira (17), de 8h as 18h e aos sábados, das 8h às 14h, uma reavaliação será feita na terça-feira”, anunciou o prefeito em entrevista à imprensa.

Conforme Nardyello Rocha, o entendimento do comitê é que houve três avanços importantes: o índice de contaminação, que era considerado preocupante e contínuo, era 1,99. Com as medidas tomadas na primeira semana de junho, o índice foi reduzido para 1,4.

Outro avanço apontado é taxa da velocidade de avanço da contaminação pelo coronavírus, que antes estava em 3,7 e agora caiu para 1,34. O terceiro item citado pelo prefeito é o crescimento diário que esteve na casa de 18% e agora está em 10%, o que afasta a possibilidade de lockdown (fechamento total das atividades). Já em relação ao crescimento do número de positivos, o prefeito explicou que isso é resultado do número de testagem. “Temos testado de 30 a 40 pessoas por dia”.

UTI

Em Ipatinga, as vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s) destinadas ao tratamento de covid estão em falta. Conforme boletim epidemiológico divulgado no domingo (14), a lotação estava em 107%. Esse indicador é um dos que têm sido considerados pelo comitê, em relação ao funcionamento do comércio, que leva mais gente às ruas.

Entenda

O funcionamento do comércio em Ipatinga voltou a enfrentar restrições, com novo fechamento do comércio de rua, no dia primeiro de junho, logo após a disparada dos números de casos positivos e pessoas que tiveram complicações de saúde por causa da infecção com o coronavírus. Desde então somente estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, conforme estabelece decreto federal, podem funcionar, adequados às medidas de afastamento das pessoas e higienização.

Com as medidas anunciadas na última reunião, até o dia 17 de junho bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar apenas com o sistema de entrega por encomendas (delivery).

Já publicado

Ocupação de leitos para covid-19 se mantém no limite em Ipatinga
Fechamento do comércio é prorrogado em Santana do Paraíso
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leandro Rodrigues

16 de junho, 2020 | 18:12

“não acho que comércio fechado vai segurar essa onda de contágio, sendo que supermercado, e ônibus estão sempre cheios, e as portas de bares que tem gente se aglomerando, filas enormes em casa lotérica e bancos. nao adianta fechar se não houver conscientização das pessoas”

Cansada do Capitalismo

16 de junho, 2020 | 18:11

“Enquanto Ipatinga aumenta números de casos e mortes, pessoas se preocupam em voltar o comércio. Sério? O mundo inteiro passando por uma crise não é só Ipatinga povo fútil e mesquinho... Melhor fechar por 30 dias e tomar o controle da situação novamente que ficar nesse furacão que entramos. Não é normal morrer 5 pessoas por dia por causa de uma doença,não é normal morrer mais de 40 mil pessoas por causa de uma doença e empresários estarem cagando pra isso! Empresa pode vender online meu povo, esta todo mundo se reinventando nessa crise os que pararem no tempo que vão se ferrar, empresa falida se reergue, pessoa morta não!”

Julia

16 de junho, 2020 | 17:46

“O número so vai diminuir de as medidas forem tomadas pelos municípios vizinhos também. Infelizmente é a política falando mais alto. Penso que ninguém tem dúvida da gravidade que estamos vivendo. Percebo que o prefeito Nardyelo fica meio perdida. Se abre o comércio o povo pede para fechar, se fecha os empresários pede para abrir. Mas a verdade é que em Fabríciano está omitindo casos confirmados para ficar bem na fita. Não estão testando igual Ipatinga tem testado. Hoje vi o boletim daqui de Fabríciano dos bairros com casos, foi colocado que no bairro Alipinho tem apenas dois casos, só na minha rua tem três, e aí? Estão a todo momento fazendo a verdadeira politicagem, tentando iludir o povo que se preparou para o enfrentamento do Covid. Acredita se quiserem.”

Bryan Saad

16 de junho, 2020 | 15:43

“Afinal, este comitê é composto por quais pessoas? Alguém sabe informar? Dário do Aço poderia esclarecer.”

Hans Muller

16 de junho, 2020 | 15:42

“Outro detalhe. Pelo que sei que tomou frente e mandou fechar foi o Ministério Público ou estou falando bobagem.”

Hans Muller

16 de junho, 2020 | 15:40

“Engraçado até parece que foi só em Ipatinga que o comércio foi fechado para combater o corona. Pelo o que eu sei foi no mundo inteiro. O problema que as pessoas aproveitam a oportunidade e levam para o lado da politicagem. Isso é triste. Penso que a mentalalidade só mudará se falecer alguem da família.”

Floriano Peixoto

16 de junho, 2020 | 15:35

“É notório que este vírus é um vírus político!
Querem quebrar o Brasil, querem quebrar Ipatinga.
Depois que surgiu o Corona, ninguém morre mais de outras doenças.
Só acredito em "quarentena" onde todos parem (Todos... todos, sem excessão) se não, pra mim é pura balela.
Sr. Prefeito, abre o comércio, as empresas!!!
Lembraremos de todos os senhores nas urnas ok?!”

Sandra

16 de junho, 2020 | 12:47

“O sr pre feito deve liberar logo o comercio....ele está acabando com a cidade...libera logo com tdas as regras de cuidados....quem precisa se resguardar estão nas ruas...ninguem aguenta mais....o centro esta cheio...bares nos bairros tds cheios...faça igual fabriciano...libera td....o povo de IPATINGA esta indo tds os dias pra fabriciano.....pega a visão prefeito”

Celso Coelho

16 de junho, 2020 | 12:00

“Se abrir vamos assistir um aumento verificar no número de casos, têm exemplo de outras cidades, vamos continuar com a cautela, pelo menos até reduzir o número de contágios.”

Neneco

16 de junho, 2020 | 12:00

“Em resumo: fica todo mundo nas mãos do comitê, até aí tudo bem, mas só que o comitê está tão perdido quanto nós (população), devido ao bombardeio de informações contraditórias circulando no país. Acho que estão tomando decisões sem muita convicção.”

Envie seu Comentário