Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de junho, de 2020 | 09:20

Covid-19: Como lidar com a gravidez e os tratamentos para engravidar

Márcia Carneiro *

"Idade e baixa reserva ovariana, até o momento, não devem ser classificados como urgentes"

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras transformações impensáveis até algumas semanas atrás. Médicos, enfermeiros, cientistas e demais profissionais de saúde passaram a se dedicar quase que integralmente ao cuidado dos milhares de doentes diante da perplexidade de todos ante a virulência do novo coronavírus. Diante da gravidade da pandemia, várias questões surgiram relativas ao cuidado de gestantes e de casais que planejavam fazer tratamento para engravidar.

Infelizmente ainda não há nada definitivo e, à medida que o conhecimento avança e muda rapidamente, novas orientações são revistas e publicadas. Dessa forma, conversar com seu médico sobre a situação é fundamental.

Embora ainda não haja dados definitivos sobre os efeitos da infecção pela covid-19 sobre o feto e a gravidez em si nos primeiros trimestres, a recomendação é adiar o tratamento para engravidar. As clínicas de medicina reprodutiva nesse momento devem minimizar o número de médicos, funcionários e pacientes, além de oferecer suporte a esclarecimentos de dúvidas à distância.

Novos tratamentos, incluindo indução da ovulação, inseminação intrauterina, fertilização in vitro e congelamento de gametas não devem ser iniciados. O atendimento de urgência deve ser mantido para os casos de preservação de fertilidade em pacientes oncológicos.

Idade e baixa reserva ovariana, até o momento, não devem ser classificados como urgentes. Tratamentos já iniciados devem ser individualizados e, neste caso, está recomendado o congelamento de gametas ou embriões para gravidez posterior. Caso a pandemia se prolongue por mais tempo, médicos assistentes, em conjunto com os casais, devem reavaliar o critério de urgência.

Adiar o sonho de gravidez tem impactos emocionais importantes, especialmente o medo do insucesso e os possíveis efeitos adversos do cancelamento de um tratamento, que muitas vezes corre atrás do tempo biológico. Além do suporte emocional, cabe à equipe assistencial esclarecer todas as dúvidas dos pacientes, e oferecer se possível o atendimento virtual para acolher e esclarecer todas as dúvidas do casal/paciente em tratamento.

O momento é delicado e é natural a ansiedade diante do adiamento do sonho da maternidade. É possível, entretanto, usar este tempo para investir em ações que podem melhorar suas chances de engravidar e reduzir riscos eventuais durante a gestação. O cuidado pré-concepcional envolve adoção de medidas para melhorar o estado de saúde do casal e incluir hábitos que podem melhorar a saúde materna e do bebê a curto e longo prazo.

Entre as medidas estão controle do peso; iniciar programa de atividade física regular; suplementação de ácido fólico; interrupção do tabagismo; mudanças na dieta; identificação e controle de doenças como diabetes e hipertensão.

Ainda não é conhecido o risco real da infecção por Covid-19 em gestantes, e não existem dados sobre o risco fetal no primeiro e no segundo trimestre de gestação. Outros tipos de coronavírus, todavia, já foram associados a aborto espontâneo, prematuridade e crescimento intrauterino restrito. Não há indicação que a Covid-19 seja teratogênico.
Os dados atualmente disponíveis sobre o coronavírus não parecem indicar que as mulheres grávidas apresentem maior risco de infecção grave. Sabe-se, entretanto, que as mulheres grávidas correm maior risco de complicações por outras infecções respiratórias, como influenza e SARS-CoV, assim devem ser orientadas quanto às medidas de proteção (isolamento social, lavar as mãos, higiene respiratória) e sintomas da infecção (febre, tosse, falta de ar).

Até o presente momento, não está claro se a Covid-19 pode atravessar a placenta e chegar até o feto, nem ao leite materno. Os dados disponíveis ainda são escassos e não permitem chegar a uma conclusão definitiva. A indicação de interrupção da gravidez assim como a via de parto devem ser definidas após avaliação médica, não havendo indicação específica de cesariana ou parto normal.

A rotina pré-natal habitual deve ser mantida em gestantes sem sinais ou sintomas da doença. Recomenda-se investigar em todas as consultas a presença de sintomas gripais e/ou contatos recentes com pessoas infectadas pela doença e medir a temperatura axilar. O eventual diagnóstico de coronavírus durante a gravidez requer atenção imediata, encaminhamento para maternidade especializada e cuidado por equipe multidisciplinar.

Há relatos de resultados adversos em bebês (por exemplo, nascimento prematuro) naqueles nascidos de mães positivas para Covid-19 durante a gravidez. No entanto, essas informações são baseadas em dados limitados e não está claro que esses resultados estejam relacionados à infecção materna.

Diante da pandemia e das orientações de isolamento social e evitar aglomerações, o Conselho Regional de Medicina assim como várias sociedades médicas orientaram a suspensão de consultas eletivas. Dessa forma, milhares de avaliações de rotina e outras situações que embora não comprometam a saúde de forma grave trazem incômodos ou preocupação, foram deixadas temporariamente de lado.

Muitas mulheres ficaram sem saber o que fazer quanto a sua rotina ginecológica. A alternativa que surgiu foi a possibilidade de consultas à distância por meio da telemedicina, recentemente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.

A realização de exames preventivos do colo do útero e da mama pode ser organizada de modo a evitar aglomerações e saídas desnecessárias. Cirurgias devido a doenças benignas como miomas devem ser discutidas com o médico assistente.

O ciclo menstrual é sensível ao estresse e, dessa forma, algumas mulheres podem experimentar modificações no ciclo menstrual durante a pandemia. Aumento ou perda de peso que podem ocorrer durante a quarentena, assim como o estresse, podem resultar em suspensão da ovulação e irregularidade menstrual. Em geral, são situações autolimitadas, reversíveis e facilmente tratadas.

O uso de contraceptivos em geral é seguro durante a pandemia e não parece haver qualquer interação entre a infecção pelo Covid-19 e os métodos disponíveis. As mesmas orientações permanecem sobre o uso de métodos contraceptivos para evitar gestações não planejadas, assim como o uso do preservativo para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

* Ginecologista do corpo clínico do Biocor Instituto
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário