10 de junho, de 2020 | 14:50

Com decisão do STJD, Cruzeiro terá cinco jogos com portões fechados na Série B

Vinnicius Silva
STJD decidiu manter a punição de três jogos sem torcida por causa dos incidentes ocorridos no duelo contra o Palmeiras, em dezembroSTJD decidiu manter a punição de três jogos sem torcida por causa dos incidentes ocorridos no duelo contra o Palmeiras, em dezembro

Com a manutenção da punição de três jogos com portões fechados ao Cruzeiro pelo tumulto ocorrido no jogo contra o Palmeiras, em dezembro do ano passado, somada aos outros dois jogos sem torcida por causa de incidentes nas partidas contra Atlético e CSA, o Cruzeiro precisará jogar cinco jogos sem a presença de seus apoiadores na Série B deste ano. Entretanto, a punição deverá ser cumprida somente após a pandemia da covid-19, já que todas as outras equipes não poderão jogar – caso o campeonato seja de fato realizado em 2020 – com a presença de suas torcidas.

A decisão de manter a punição referente ao jogo contra o Palmeiras, que decretou o descenso celeste, foi tomada pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição teve como base o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê pena aos clubes que "deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão ao campo ou lançamento de objetos no campo".

Além de jogar com os portões fechados, o clube mineiro precisará estampar uma faixa nas arquibancadas informando o motivo de estar jogando sem a torcida; além de pagamento de multa de R$ 50 mil.

Ao proferir a decisão, o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, disse que o tumulto na partida contra o Palmeiras foi “um dos casos mais graves do século. A tragédia poderia ser maior, mas também poderia ser evitada. A diretoria não pensou nos torcedores e na segurança. Guerra campal e uma partida que não acabou. Fico tranquilo em aplicar essa penalidade”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário