10 de junho, de 2020 | 13:24
Comércio de Ipatinga deve reabrir dia 17
Com índices considerados elevados de contaminação e internação por covid-19, município vai manter por 15 dias o fechamento de lojas
Wôlmer Ezequiel
O anúncio foi feito no começo da tarde, pelo prefeito Nardyello Rocha, depois de uma reunião dos integrantes do comitê, na manhã desta quarta-feira
O anúncio foi feito no começo da tarde, pelo prefeito Nardyello Rocha, depois de uma reunião dos integrantes do comitê, na manhã desta quarta-feiraPor decisão do Conselho Gestor de Crise, o comércio de Ipatinga permanecerá fechado nesse feriado de Corpus Christi, véspera do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.
O anúncio foi feito no começo da tarde, pelo prefeito Nardyello Rocha, depois de uma reunião dos integrantes do comitê, na manhã desta quarta-feira (10). Hoje era a data limite para que o comitê deliberasse pela volta ao funcionamento normal das lojas de rua ou pela prorrogação das medidas para contenção da disseminação do coronavírus.
Conforme o prefeito a decisão é que Ipatinga vai fechar o ciclo de 15 dias com funcionamento somente do comércio essencial, conforme estabelecido em medida provisória pelo governo federal. "Se os números melhorarem, vamos reabrir na quarta-feira (17), de 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 14h, uma reavaliação será feita na terça-feira (16) que vem”, anunciou o prefeito em entrevista à imprensa.
Conforme Nardyello Rocha, o entendimento do comitê é que houve três avanços importantes: o índice de contaminação, que era considerado preocupante e contínuo, era 1,99. Com as medidas tomadas na primeira semana de junho o índice foi reduzido para 1,4.
Outro avanço apontado é taxa da velocidade de avanço da contaminação pelo coronavírus, que antes estava em 3,7 e agora caiu para 1,34.
O terceiro item citado pelo prefeito é o crescimento diário que esteve na casa de 18% e agora está em 10%, o que afasta a possibilidade de lockdown (fechamento total das atividades).
Já em relação ao crescimento do número de positivos, o prefeito explicou que isso é resultado do número de testagem. Temos testado de 30 a 40 pessoas por dia”.
Ocupação dos leitos de UTI para covid-19 voltou a 100%
Conforme anunciado na entrevista da tarde de hoje, Ipatinga entrou no quinto dia com 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados a pacientes da covid-19. Na terça-feira a Superintendência Regional de Saúde (SRS) afirmou que vai trazer 10 respiradores para a cidade de Ipatinga e vamos fazer nossa parte. Já abrimos 10 leitos de UTI (no hospital municipal), e passamos de 16 para 40 leitos de enfermaria. Vamos licitar na terça-feira, em pregão eletrônico, a compra de 10 respiradores. Antes não existia pronta-entrega. Os valores são em torno de R$ 180 mil e vamos dar exemplo de transparência, vamos licitar, porque o valor é alto”, detalhou.
Entenda as decisões do Comitê Gestor
O funcionamento do comércio em Ipatinga voltou a enfrentar restrições, com novo fechamento do comércio de rua, no dia primeiro de junho, logo após a disparada dos números de casos positivos e pessoas que tiveram complicações de saúde por causa da infecção com o coronavírus.
Desde então somente estabelecimentos que oferecem serviços essenciais podem funcionar, adequado às medidas de afastamento das pessoas e higienização.
Com as medidas anunciadas hoje, até o dia 17 de junho bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar apenas com o sistema de entrega por encomendas (delivery).
Conforme explicou o governo municipal no dia do anúncio, a medida, apesar de ser muito contestada por lojistas, foi tomada para se evitar o lockdown (fechamento total) e também para impedir a saturação do sistema de saúde em meio à pandemia da covid-19.
Divulgação / Sindcomércio
Lojistas protestaram no gramado da prefeitura contra a 'morte de lojas' e de 'CNPJ'
Lojistas protestaram no gramado da prefeitura contra a 'morte de lojas' e de 'CNPJ'Protestos de lojistas
No dia do primeiro anúncio, em primeiro de junho, um grupo de empresários protestou em frente à prefeitura, pedindo que o comércio não fosse fechado.
Os lojistas, com a presença de representantes do sindicato patronal do comércio voltaram a protestar no gramado em frente a prefeitura, no dia 5 de junho, quando fincaram cruzes, lamentando a morte de CNPJs”.
Já publicado:
Comércio em Ipatinga será fechado novamente até dia 10/6
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]




















Janete Reis
11 de junho, 2020 | 11:22Concordo como o fechamento desde que seja geral. Tem floricultura aberta. Gente fazendo manicure. Lojas de tecido vendendo mais tecido de vestuário do q tecido de máscaras. Até porque quem tinha q adquirir máscara já o fez. Outra estranheza são as escolas municipais convocando funcionários para faxinas enquanto outros são obrigados a ficar de férias em prisão domiciliar. Se é necessário isolamento deve ser p todos. Para q em um curto tempo todos possam ter novamente vida social. Desta forma nunca terminará toda essa loucura. Se é para um pequeno grupo, outros vão pagar com o preço da própria insanidade.”
Edmilson
11 de junho, 2020 | 10:11Ao entendo este decreto do Sr prefeito pq vejo vários bares funcionando e pessoas dentro se embriagando e jogando sinuca causando assim aglomeração e por causa de umas bostas desta uma pessoa que não tem nada haver pega o virus,nosso prefeito está mais perdido que azeitona na boca de banguelo”
Anônimos
11 de junho, 2020 | 10:00Abrir? Mas já está quase tudo aberto mesmo! So vejo má gestão e falta de fiscalização.”
Sem Nome
11 de junho, 2020 | 03:49O que eu considero o grande erro é a ingerência do Judiciário nas ações do executivo. Agora temos nossas babás os digníssimos representantes do MP. Que piada.”
Maria Lenir
11 de junho, 2020 | 01:47Acredito que governar uma cidade não é fácil,ainda mais quando se faz necessário tomar uma decisão que mexe com a economia,mas a vida humana é o bem maior que temos. Sera que os empresários não pensam que se não tivermos um povo doente eles não vao vender mais ,pois se povo tiver em lutado não haverá satisfação em fazer compras,pensem nisso.O Sr Prefeito agiu certo.Não tem economia que cresça se não tiver compradores”
Anônimo
11 de junho, 2020 | 01:02Acho um absurdo falta de respeito de funcionários do posto de saúde da Vila celeste quando chega pacientes gripados no posto de saúde os funcionários tratam os pacientes como se fosse cachorro e tudo deles e corona. Me senti muito constrangida sendo tratada como se tivesse alguma doença contagiosa. Agora não podemos nem gripa que ficamos sendo hostilizada pelos técnicos de enfermagem no posto de saúde. Só Jesus na causa. Entendo que elas estão com medo de pegar corona mas não precisa constranger ninguém. Já as médicas que me atendeu são mais humana um amor de pessoa. Fiz o teste de covid e graças a Deus deu negativo. Que Deus projeta todos”
Sônia Castro
11 de junho, 2020 | 00:56Durante a abertura parcial do comércio, eu vi com meus olhos pessoas sendo atendidas com as portas fechadas, e com os funcionários correndo risco assim como clientes despreocupados, eu mesmo estava sendo atendida e de repente o dono da loja fechou as portas comigo dentro da loja e ainda fui lesada por ele, que vendeu mercadoria errada e aproveitou da situação para não trocar o produto posteriormente, sim no Comercial Ferbar na rua Quartzo , Iguaçu.”
Anônimo
11 de junho, 2020 | 00:38No momento devemos ficar em casa e o certo a fazer a vida é mais importante.
E devemos nos cuidar”
Gislene de Alvarenga Drumond
10 de junho, 2020 | 20:41Discordo da abertura do comércio apesar de termos necessidades básicas de sobrevivência. Estamos em crise e crise seríssima. Não podemos correr riscos.Devemos nos amar e amar o outro”
Jc
10 de junho, 2020 | 19:59Este decreto de Ipatinga (com os serviços "essenciais") é uma piada.....kkkkk
Na verdade a falta de entrosamento das 4 cidades é outra piada.....
Fabriciano e Timóteo fazendo comercial em radio que o comércio estará aberto o dia todo........
Onde está o Ministério Público de MG para colocar ordem nesta politicagem da região????”
Jc
10 de junho, 2020 | 19:53Este decreto de Ipatinga (com os serviços "essenciais") é uma piada.....kkkkk
Na verdade a falta de entrosamento das 4 cidades é outra piada.....
Fabriciano e Timóteo fazendo comercial em radio que o comércio estará aberto o dia todo........
Onde está o Ministério Público de MG para colocar ordem nesta politicagem da região????”
Paulinho
10 de junho, 2020 | 19:33Cala boca Rick, seu vagabundo, um cnpj morto é o mesmo que uma família sem sustento, sem o que comer, enfia essa língua naquele lugar o Rick, seu safado”
Carlos
10 de junho, 2020 | 18:19Meu velho pai sempre dizia: "Sabendo usar, não vai faltar". Para o povo que não sabe usar da liberdade, só a restrição resolve. O incrível é que parece que todas as leis foram abolidas, principalmente as de trânsito.”
Paula Eduarda
10 de junho, 2020 | 16:38o decreto foi que deveria fechar as portas do comercio. Mas os comerciantes entenderam atender com portas fechadas. Todas as lojas os funcionarios estao la dentro, sem ventilacao adequada e atendendo pessoas normalmente. Uns ate ousam em abrir meia porta. Nao ha respeito com os funcionarios. E os proprios funcionarios aglomera restauranttes, aproveitam e vao pagar as suas contas, aproveita e faz alguma coisa. Por que os empresarios obriga o funcionario ir, pq sabe que nao tem fiscalização e ainda falou que vai ter que pagar as outras depq esta fechando as 18:00 ja q muitas fechavam as 19:00...”
Rick
10 de junho, 2020 | 16:07Prefiro a morte de um CNPJ do que a minha morte, da minha mãe de um filho, de um amigo ou mesmo de qualquer outra pessoa. Quem vale mais CNPJ ou a Vida Humana? ... Correta a decisão de manter fechado o comércio.”
Conscientização
10 de junho, 2020 | 15:53De que adianta Ipatinga fechar e o comércio das cidades vizinhas (Coronel-Fabriciano, Timóteo e paraíso) permanecerem com o comércio aberto. Não faz sentido!
Outra coisa. O bom senso tem q partir da população. Não adianta nada fechar tudo e o povo continuar a se aglomerar às escondidas.
Tá feia a coisa? Tá sim, mais todos tem q fazer a sua parte e não é fechar o comércio q irá resolver.”
Joaquim
10 de junho, 2020 | 15:46Como fica os botecos com acampamento de bebuns nas calçadas e jardins da cidade?”
Cidadão
10 de junho, 2020 | 14:46Os países que enfrentaram esse vírus e não se amedrontaram já estão voltando a normalidade, com sua população já quase toda com anticorpos. Esse vírus não foi acidente e quem está destruindo a economia e seu país por conta disso, irá se arrepender mais tarde.”
Falou Tá Falado
10 de junho, 2020 | 14:34A decisão do prefeito ta mais que certa mais a solução pra frear a contaminação está no isolamento mais infelizmente tem pessoas que não estão dando a mínima pra esse vírus. Esses que estão assim só irá acreditar quando alguém da família dele for contaminado”
Mila
10 de junho, 2020 | 14:09Se o povo tive respeito e educação pelo outro. Se soubesse também o que é essencial, não estaria assim. Infelizmente é o preço que se paga, e olha que o pior está por vir.”
Adriano
10 de junho, 2020 | 14:00Decisão correta prefeito”
Palhaço
10 de junho, 2020 | 13:54Enquanto a população não parar de fiar batendo pernas, sera isso. Comerciantes abrindo as portas escondidos e a população dentro de uma loja, fechada, com aglomeração. Não adianta o comercio não ajuda, a população não ajuda. O presidente da câmara pede pra abrir comercio, kkkkkkk e fecha a câmara kkkkkkkk”
Ronaldo
10 de junho, 2020 | 13:52Excelente decisão!!! Cheio de contaminados na cidade e gente querendo abrir comércio. Dinheiro não compra saúde.”