08 de junho, de 2020 | 17:50

Pesquisa faz testes de covid-19 na população de Ipatinga

Em levantamento do Ibope, 225 moradores pesquisados na cidade tiveram resultado negativos para covid-19

Divulgação
A seleção dos locais por onde os pesquisadores passaram foi feita de forma aleatória pelo próprio IbopeA seleção dos locais por onde os pesquisadores passaram foi feita de forma aleatória pelo próprio Ibope

Entre os dias 5 e 7 de junho, foi realizada em alguns bairros de Ipatinga a segunda fase da pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), que busca entender a propagação e velocidade da covid-19 no Brasil. A informação positiva é que todos os 225 moradores da cidade submetidos ao teste rápido por equipe do Ibope (instituto que executa a pesquisa) acusaram negativo para a doença, conforme foi relatado à Secretaria Municipal de Saúde.

Os testes foram aplicados em pessoas dos bairros Imbaúbas, Bom Jardim, Ideal, Iguaçu, Jardim Panorama, Caravelas, Canaã, Bethânia, Cidade Nobre, Esperança, Vila Celeste, Limoeiro e Chácaras Madalena. A seleção dos locais por onde os pesquisadores passaram foi feita de forma aleatória pelo próprio Ibope.

A pesquisa se dá em três fases. A primeira e a segunda foram realizadas entre os meses de maio e junho. Já o terceiro momento, previsto para daqui a 15 dias, ainda será comunicado à Prefeitura de Ipatinga pelas instituições. O estudo vem sendo realizado em algumas cidades do país.

A secretária municipal de Saúde, Érica Dias, ressalta: “Além do significado desta pesquisa a nível Brasil, uma vez que visa entender o processo de propagação e disseminação do vírus no nosso país, ela também é muito importante para auxiliar no mapeamento epidemiológico do nosso município. Foram 225 novos testes realizados e todos negativos. Uma amostragem muito boa de moradores que neste primeiro momento não foram infectados”, observou.

Érica salienta ainda que “nesta segunda fase os pesquisadores tiveram uma melhor assertividade na realização da pesquisa, uma vez que os envolvidos comunicaram com antecedência à Prefeitura. Assim o Governo municipal conseguiu informar a população em tempo sobre a realização da pesquisa, evitando maiores transtornos”, concluiu.

Já publicado

Equipe do Ibope realiza segunda fase de pesquisa sobre coronavírus em Ipatinga
Hospital de retaguarda já está instalado em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário